A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quarta-feira, 30 de março de 2011

29MAR11 - Largada de Lisboa

Começa assim o primeiro dia da nossa missão. O dia da largada é sempre um dia recheado de emoções, patente em todos.

O primeiro sentimento é de ansiedade, em virtude de toda a preparação, planeamento e treino que temos feito para esta missão. Já são vários meses, desde o inicio do nosso treino nacional, passando pelo "Operational Sea Training" já em 2011, a treinar e preparar todos os aspectos desta missão. 
Depois, é a primeira missão para muitos elementos da guarnição, com os desafios e exigências que acarreta. Estamos prontos, obtivemos bons resultados durante a preparação, e agora é hora de mostrar o nosso valor!

O segundo e mais complexo sentimento é de saudade. A partida que origina a ausência de familiares e amigos, é sempre algo que marca.

Entre abraços de familiares, amigos e camaradas, entre lágrimas , alguns risos e promessas de regresso rápido, o navio larga e a guarnição assume postos.

A despedida acaba e a concentração aumenta.
A mente está na missão mas o coração fica em Lisboa.


Durante a saida tivemos oportunidade para embarcar jornalistas, divulgando a nossa missão, objectivos e expectativas.




Após o desembarque dos jornalistas, perto de Algés rumamos a Sul, até ao primeiro porto de escala, Souda Bay na Grécia.

7 comentários:

  1. Por quem já lá passou a bordo do N.R.P. "Corte Real" na operação "ALLIED PROTECTOR", desejo a todos do Camaradas do N.R.P. "Vasco da Gama" os maiores sucessos com feitos de feição e mares calmos.
    SAJ C Cardoso Mendes

    ResponderEliminar
  2. Boa missão para a VG.Entrei nela em Hamburgo, a 18JAN1991 e saí a 30AGO1993. Bons tempos que tiveram os seus pntos altos e outros menos bons. Mas tudo se recorda com agrado.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Já agora o Alikatt é o 1SARCMREF NUNES da LA. Mais tarde promovido a "Enfega".

    ResponderEliminar
  4. QUE SEJA UMA COMISSÃO DE PAZ, QUE SE DIVIRTAM, NÃO SE ESTRAGUEM, APROVEITEM AO MAXIMO ESTA OPORTUNIDADE QUE A MARINHA SEMPRE NOS DEU, LEVANDO-NOS A LUGARES EXÓTICOS, E LONGÍNQUOS,& REGRESSEM O MAIS RÁPIDAMENTE,POSSÍVEL COM BONS VENTOS DE FEIÇÃO.UM ABRAÇÃO GRANDE PARA TODOS, EM ESPECIAL, PARA O MEU FILHO: CABO R PERALTA!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Queridooo,adorei o blog...legal mesmo!!!boas navegações para vc...bjooosssss

    ResponderEliminar
  6. Este blogue é realmente fantastico, assim posso acompanhar a missão da minha mana...

    força pessoal nós estamos todos com voces....

    ResponderEliminar