A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bem-vindo ao blog da Fragata Vasco da Gama

Bem vindo ao Blog da Vasco da Gama!!


Este blog foi criado com o intuito de ilustrarmos a nossa missão, a nossa vivência e tudo o que nos rodeia durante a Operação Atalanta, de forma a levar a todos aquilo que nós fazemos.






Mas o que é a Operação Atalanta?



Operação EUNAVFOR iniciou-se em 13 de Dezembro de 2008 e atingiu a plena capacidade operacional, em Fevereiro de 2009. 
Esta operação, que é a primeira operação de protecção ao transporte marítimo da UE, é realizada no âmbito da Segurança Comum e da Política de Defesa (PESD).


A operação militar EUNAVFOR Somália (Operação "Atalanta"), em apoio do Conselho de Segurança das Resoluções 1814 (2008), 1816 (2008), 1838 (2008), 1846 (2008) e 1897 (2009), visa contribuir para:


  • A protecção dos navios do PAM (Programa Alimentar Mundial) distribuição da ajuda alimentar às pessoas deslocadas na Somália;
  • A protecção dos navios de cruzeiro vulneráveis ao largo da costa da Somália, e da dissuasão, prevenção e repressão de actos de pirataria e assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália.
Esta operação surge após o surto de actos de pirataria e assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália a navios mercantes, de pesca e de recreio.

4 comentários:

  1. Apenas para vos desejar uma boa missão... cumprimentes especiais ao Sargento Rodrigues,(meu primo).

    Arménio Cruz

    ResponderEliminar
  2. Pessoal vivam ao máximo essa missão!!!portem-se mal mas com juizo,atenção não guardem para amanhã o que podem fazer hoje!!!BOM REGRESSO....BOA SORTE..

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Quero enviar em nome do forum www.servirportugal.com , um grande abraço para todos os militares desta missão.
    A Admin.
    Paulo Couto 1º Cabo Pára-080336-H

    ResponderEliminar
  4. Quero desejar um resto de boa missão,e uma boa viagem de regresso!Já falta pouco!Estão todos de Parabêns,pelo empenho e dedicação,principalmente o meu mano,Sargento Bruno Pires!Mas quando é que aparece uma foto do Sargento Pires no Blog?!Estamos a espera!Bjos da tua irmã e sobrinhos!

    ResponderEliminar