A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sábado, 13 de agosto de 2011

13AGO11: Entrega de comando da Força Naval da União Europeia

A “Vasco da Gama” concluiu no dia 13 de Agosto a sua participação na Operação ATALANTA como navio-almirante da Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR).


A entrega de comando da EU NAVFOR, entre o Comodoro Alberto Silvestre Correia e o Contra-almirante Thomas Jugel, da Marinha alemã, foi presidida pelo Segundo-comandante do Comando Operacional da Operação ATALANTA, Contra-almirante Christian Canova.





A cerimónia teve lugar no convés de voo da fragata “Vasco da Gama”, atracada no porto comercial do Djibuti, reunindo diversos Oficiais Generais convidados, o estado-maior da EU NAVFOR e representações da fragata portuguesa e do futuro navio-almirante, a fragata alemã FGS “Bayern”.


         


A participação da “Vasco da Gama” teve a duração de 4 meses contabilizando 87 dias no mar, executando diversas tarefas onde se destaca as escoltas aos navios de apoio logístico à força de manutenção de paz na Somália da União Africana (AMISOM) e do Programa Alimentar Mundial (WFP), patrulhas no Corredor de Transito Internacional Recomendado do Golfo de Aden (IRTC) e missões de reconhecimento e recolha de informações junto à costa da Somália.




Foram ainda  efectuadas duas acções de disrupção e diversas acções de abordagem, que contribuíram de forma significativa para o combate à pirataria na região, sendo testemunho destes resultados o facto de não ter sido pirateado nenhum navio nos últimos três meses, o que acontece pela primeira vez desde o início da operação em 2008.



Sem comentários:

Enviar um comentário