A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

26AGO11: O Departamento de Operações por CTEN João Piedade

O outro braço direito…

A organização Funcional de um navio com as características da Vasco da Gama prevê além do natural braço direito do comandante, o Oficial Imediato, um outro braço… O Chefe do Departamento de Operações, que imagine-se só, também é direito!!


Os departamentos de Logística, Propulsão e Energia, e Armas e Electrónica, garantem a sustentação de todos os “brinquedos” à disposição do Departamento de Operações (DOP). O DOP é a raposa matreira que engendra mil e um planos para poder vencer os seus inimigos, indubitavelmente, “os maus”!!




O DOP gere todos os sensores, armas, meios orgânicos (Helicópteros) e Equipa de Fuzileiros, que um navio com as características da Vasco da Gama reúne. O seu covil é o Centro de Operações (CO), onde permanentemente se encontram os bravos guerreiros, a estudar,  treinar, e reflectir sobre as formas ardilosas que existem para ganhar a guerra aos maus. A Ponte de comando são os olhos do navio, olhos atentos que nunca piscam, estes combinam-se com o cérebro do CO, e assim se reúnem as consolas, equipamentos e Homens  que permitem ter a cabal percepção do que os maus andam a fazer, é aqui que se concentra a informação pertinente necessária à tomada de decisão relativa a qualquer acção que os maus possam vir a empreender contra os “bons”, que obviamente somos nós!!




O DOP não é mais do que a ponta da espada que representa a Fragata Vasco da Gama, naturalmente que a espada não seria espada se não existisse a lâmina (os outros Departamentos), mas quando toca a reunir para cumprir com as tarefas que lhe estão acometidas, é a ponta da espada, a ponta impecavelmente afiada da espada, que toma conta do recado!!






Passeando pelo navio é fácil reconhecer quem pertence ao DOP, serão sempre aqueles homens e mulheres que têm o sorriso mais largo, e o peito mais cheio, são os orgulhosos portadores da “espada” de Vasco da Gama que trilhou caminho entre os maus da sua época.





O DOP é o treino, o DOP é a guerra, o DOP é a Paz,
Mas no fim, alguém tem que se divertir,
E só o DOP é capaz!

Guerreiros, durante os 122 dias em que vigiaram as águas infestadas de piratas, 284000 Marinheiros a bordo de 14200 navios mercantes cruzaram as águas do Indico em segurança.
MISSÃO CUMPRIDA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário