A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

terça-feira, 3 de maio de 2011

03MAI11: Entrevistas aos jornalistas embarcados

Durante a ultima tirada, e como foi já dito neste espaço, tivemos oportunidade de embarcar 2 equipas de jornalistas, da África do Sul e da Alemanha.


No final da tirada, pedimos uma entrevista a cada uma das equipas, para avaliarmos o grau de satisfação da estadia no nosso navio, e se tinham sido cumpridos os objectivos a que nos tínhamos proposto.


Florian Bruckner , jornalista do "Handelsblatt", Alemanha:



P: Esta é a sua primeira experiência a bordo de um navio de guerra?


Sim, esta é a minha experiência de bordo. 

P:Quais são os pontos mais positivos e os desafios que encontrou durante a estadia? 
O que mais me impressionou durante a estadia foram as condições de habitabilidade do navio, onde a guarnição tem grande responsabilidade, pelo excelente estado que apresenta. A comida é muito boa e a agenda da nossa estadia foi muito profícua. Por outro lado, o balanço, a estadia longe de casa, e o espaço partilhado constantemente com as mesmas pessoas são os maiores desafios.




P: Qual foi a ideia que ficou do navio e da guarnição?
Como já tive oportunidade de dizer, o navio está muito bem cuidado, muito limpo e a guarnição é amistosa e com sentido de missão. O ambiente de bordo é bastante positivo.


P:O que acha da Operação Atalanta?
É uma operação dificil, com muitas condicionantes, devido ás restrições de cada pais. É difícil de justificar ao publico em geral mas é uma missão importante para a economia global e Europeia, assim como para o povo da Somália.









Themba Masango e Tumaole Mohlaoli , jornalistas do "E-news", Africa do Sul:

  
P: Esta é a vossa primeira experiência a bordo de um navio de guerra?

1.       Sim, é a primeira experiência.

P:Quais são os pontos mais positivos e os desafios que encontraram durante a estadia? 
Foi uma experiência verdadeiramente excitante, fascinante até, com muitos exercícios internos, entre navios e aviões, num ambiente bastante bom!
Relativamente aos desafios, o enjoo foi o maior desafio inicial. Posteriormente  o facto do navio ser um espaço confinado limita-nos bastante.





P: Qual foi a ideia que ficaram do navio e da guarnição?
É um navio tecnologicamente avançando, e a guarnição está bastante treinada e parece tirar o melhor que a plataforma tem para oferecer.


P:O que acham da Operação Atalanta?
É uma operação dificil no mar, porque achamos que o problema está em terra. Só quando a somália conseguir combater as organizações em terra, conseguiremos acabar de uma vez por todas com este flagelo. No entanto, a Atalanta está no caminho certo, e julgamos que a frase da Vasco da Gama, T.E.A.M (Together Each Achieves More) devia ser elevada a frase de toda a operação.


1 comentário:

  1. desejo os parabens ao cabo A coelho, que o teu dia corra o melhor possivel, e mando muitos beijinhos de toda a tua familia que te ama muito e estara sempre a tua espera com muita saudade. beijinhos grandes
    AMO.TE MTMTMT

    ResponderEliminar