A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

09/10MAI11: Dar es Salaam


Dar Es Salaam é a maior cidade e o principal porto da Tanzânia com uma população de 2 milhões de habitantes. Foi capital do país até 1996 tendo sido transferida para a cidade de Dodoma no centro da Tanzânia, porém muitos dos gabinetes governamentais permaneceram em Dar es Salaam. 






Esta cidade é também o principal porto para outros países na região como o Burundi, Malawi, Zâmbia, Uganda, Zaire, Ruanda e Zimbabué. 



Este facto reflecte um pouco da importância desta missão, dado que toda esta actividade económica depende da livre circulação dos navios no mar. Desta forma existe um sentimento que a nossa presença é de todo necessária para assegurar o desenvolvimento e segurança na região.



Aproveitamos desta forma para efectuar visitas a diversos navios mercantes que se encontravam atracados no porto, por forma a explicar a missão da EUNAVFOR na área, assim como responder a duvidas e aconselhando a medidas de prevenção que devem ser tomadas para minimizar o risco de um ataque pirata.








Paralelamente, as várias acções de manutenção continuam, nomeadamente pelos Departamentos de Propulsao e Energia e Armas e Electrónica.





Hoje regressamos ao mar para mais uma tirada.



1 comentário: