A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13MAI11: Visita á Barbearia da Vasco da Gama

Hoje entrevistamos o CAB A Rui Taborda, o Barbeiro de bordo.
Além do indissociável aprumo, patente em todos os militares do N.R.P. "Vasco da Gama", o bem-estar quem não gosta de andar sempre apresentável?) e as "Estórias" entre um corte de tesoura e uma passagem da máquina, fazem da Barbearia um dos locais mais visitados do navio.

P:  Fale um pouco de si e da a sua função a bordo
Sou o Cabo A Rui Taborda, vou fazer dia 25 deste mês 23 anos que estou na Marinha. Tenho 41 anos de idade, sou casado e tenho uma filhota linda com 15 anos. Em part-time sou Bombeiro Voluntario em Almeirim e Arbitro de hóquei em patins.
As minhas funções a bordo da Vasco da Gama são de ajudante de manutenção do sistema de armas mais concretamente dos mísseis Harpoon, quando a navegar faço de ronda ao DAE. Sou responsável também por embelezar o pessoal aqui embarcado, pois quando das minhas folgas sou quem desempenha as funções de barbeiro a bordo.


P: Como é que se iniciou no corte de cabelo? Quantas solicitações tem por semana aqui a bordo?
Comecei a cortar cabelos por brincadeira, também a bordo enquanto estava numa missão da Nato em 1995, quem tínhamos a bordo nestas funções também não tinha qualquer experiencia e por conveniência agarrei-me á máquina de cortar cabelos. Aqui a bordo faço uma média de 15 cortes diários, a guarnição é muito grande e todos querem andar aprumados, nem sempre consigo cortar a todos que me pedem diariamente, mas mais cedo ou mais tarde todos acabam por ficar com o visual desejado.

P: Algum episódio que gostaria de partilhar connosco?
Como comecei talvez tenha sido um dos episódios mais caricatos com que me deparei. Combinei com um camarada da minha escola cortar o cabelo um ao outro. Claro que era passar a maquina e rapar o cabelo um ao outro nada de dificuldade, ele cortou-me o cabelo e quando estava eu a cortar o dele, aparece á porta o meu chefe de serviço da altura,  perguntando-me se eu cortava cabelos.
 Claro que a resposta foi pronta “ duvidas chefe, claro que corto!”. Sentou-se logo na cadeira para eu lhe cortar o cabelo, ao que pensei  “isto não vai correr nada bem”… depois de sentado e preparado para dar inicio a esta proeza, diz-me que só quer umas tesouradas porque o cabelo dele com a maquina ficava todo espetado.
Pensei novamente para mim mesmo “Agora é que nem ferias vais ter direito” e lá fui dando tesourada aqui tesourada ali, até que ele fez a pergunta que  já se esperava, “ á quanto tempo é que cortas cabelo Taborda?”.  Eu com a máxima naturalidade lá lhe respondi “ mais ou menos á 15 minutos chefe…” Ele deu um pulo na cadeira em pânico e só dizia que eu lhe tinha dito que cortava cabelos, ao que respondi que cortar, cortava mas que não tinha dito que sabia… Não havia nada a fazer o corte já estava a meio e ao fim de alguns (muitos) minutos lá acabei o corte.
Passados alguns minutos ouve-se um aviso para eu contactar com a câmara de Oficiais, pensei logo “o homem viu-se ao espelho estou tramado”, mas não, era outro oficial a dar-me os parabéns pelo corte que fiz e a requerer também ele os meus préstimos. Desde esse dia que desempenho funções de barbeiro!



P: Qual é a sua expectativa para a missão?
A minha expectativa é que a missão corra bem e conforme planeada. Esta já é a minha 3ª missão real. Estive na missão de Embargo á ex-Jugoslávia em 1995 e fiz a missão neste mesmo navio a Timor-Leste em 1999, portanto encaro-a com serenidade e naturalidade.

P: Quer deixar alguma mensagem?
Quero deixar uma mensagem para a família que me apoia em todas as missões que fiz. A saudade é muita, mas esta é a nossa vida e faz parte. Em Final de Agosto estaremos juntos para os “beijos e abraços”, como tem sido hábito sempre que regresso.

3 comentários:

  1. Quero desejar uma continuação de uma excelente missão!Elogiar o trabalho e empenho de todos os envolvidos!Mas sem descriminação de todos os outros,elogiar o Sargento Bruno Pires,pela sua dedicação e motivação presente nesta missão!Mano,força ai!Estamos muitos orgulhosos,é muito bom ser tua irmã!Saudades muitas!CARLA,LOURENÇO E BEATRIZ

    ResponderEliminar
  2. Pai, esses óculos ficam-te a matar, a sério que sim...
    A prima Carmen chorou a rir com a tua história que por acaso também não conhecia xD
    Beijinhos de Todos
    Marisa

    P.s: só disseste que eu sou bonita porque dizem que sou parecida contigo

    ResponderEliminar
  3. quero desejar continuaçao de uma boa navegaçao e agradecer por ser tao dedicado ao cuidar da rica cabeleira do meu amorzinho pinto :)

    ResponderEliminar