A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

domingo, 12 de junho de 2011

08JUN11 - Vasco da Gama executa com sucesso a 100º Escolta da EUNAVFOR

A Vasco da Gama concluiu dia 08 de Junho a centésima escolta a navios do Programa Mundial Alimentar e da Missão Militar da União Africana na Somália (AMISOM) para Mogadíscio.
A fim de efectuar uma das tarefas mais importantes nesta missão, proteger os navios que transportam material logístico e humanitário para a Somália, saímos no passado dia 30 de Maio de Mombaça, no Quénia, rumo a Mogadíscio.
 



A AMISOM possui um mandato da União Africana para conduzir Operações de Apoio à Paz na Somália, com o objectivo de estabilizar a situação no país e de criar condições para condução de actividades humanitárias. Após efectuado o trânsito até Mogadíscio sem ser avistado nenhum movimento suspeito, as embarcações da AMISOM receberam o navio mercante à entrada do porto, completando assim com sucesso a centésima escolta da EU NAVFOR dos navios da AMISOM. Terminado o desembarque logístico, realizou-se o trânsito de regresso para sul, com o objectivo de escoltar novamente o navio em segurança até Mombaça.
 


Durante o trânsito foi possível realizar diversos exercícios de treino interno, tendo como objectivo manter os elevados níveis de prontidão e adestramento da guarnição, mantendo sempre o navio escoltado sobre vigilância.
 
Destes exercícios de treino destaca-se o transporte e inserção por fast-rope por intermédio do helicóptero da equipa de abordagem dos fuzileiros no navio mercante e, posteriormente, a recolha da equipa por semi-rígida, com a Vasco da Gama sempre por perto exercendo um controlo positivo sobre a situação e o cenário.

Sem comentários:

Enviar um comentário