A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

12JUN11 - Estadia em Mombaça. Quénia


Concluída a tarefa de escolta com sucesso, a Fragata atracou em Mombaça para mais uma paragem logística.





  
O Quénia é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. Este nome surge do Monte Quénia, o seu ponto mais elevado. A capital do Quénia é Nairobi.


Este porto à semelhança dos anteriores também é bastante conhecido dos portugueses, dado Vasco da Gama ter sido o primeiro europeu a visitar Mombaça na sua primeira viagem à Índia, no dia 7 de Abril de 1498. Com a descoberta do caminho marítimo para a Índia os portugueses tiveram necessidade de defender as suas rotas comerciais entre o Estado da Índia e os seus interesses na África Oriental, construindo no século XVI duas importantes fortalezas no actual Quénia: Mombaça e Melinde.

A conquista de Mombaça, em 1528, aos Swahilis pelos portugueses foi das mais difíceis em todo o Oriente. Após terem tomado e parcialmente destruído a cidade, iniciaram a construção de uma nova, assim como de uma imponente fortaleza, o Forte de Jesus. A fortaleza foi desenhada por um arquitecto italiano ao serviço dos portugueses, erguendo-se no topo de uma formação de coral, à entrada do antigo porto de Mombaça. Esta construção é considerada por muitos como uma das mais significativas da arquitectura militar Portuguesa do século XVI na costa oriental africana. Em 1698 foi conquistado pelos árabes de Omã, após um cerco de 3 anos. 






Após uns dias de descanso, regressamos ao mar. Seguem algumas fotografias ilustrativas do Quénia.





Sem comentários:

Enviar um comentário