A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

13JUN11 - Entrevista a jornalista Inglesa embarcada

Durante a escolta que fizemos ao navio mercante da AMISOM até Mogadishu  e posteriormente durante o regresso a Mombaça, esteve embarcada uma jornalista Freelancer Inglesa, Rose George.
Neste momento a ultimar um livro sobre a marinha mercante, embarcou na Vasco da Gama por forma a obter a perspectiva militar do flagelo da pirataria, assim como perceber o papel dos navios de guerra na área e da Operação Atalanta.

No final da escolta a Rose concedeu-nos uma entrevista.
P: Este foi o seu primeiro embarque num navio de guerra, contudo temos conhecimento que já embarcou num navio mercante. Que diferenças sentiu e o que achou desta viagem?
R: Antes de mais existe uma diferença no numero de pessoas e no espaço para cada um. Num navio mercante, existem poucas dezenas de pessoas para um espaço maior que o vosso, enquanto aqui ultrapassam as duzentas. No entanto, existe  uma clara diferença de tratamento entre as pessoas. Na minha opinião é fantástica a capacidade de comunicação na Vasco da Gama. É impressionante como é que com tanta gente tudo consegue ser tão calmo e organizado.
Depois há a questão do dia-a-dia. Aqui, há sempre algo para fazer, nunca há tempos mortos. Pude observar todos os dias exercícios e tive ainda a oportunidade de acompanhar um voo no helicóptero assim como um embarque na semi-rigida. No final de contas, foi uma experiência única, muito estimulante.

P: O que pensa da Operação Atalanta?
R: É claramente uma missão exigente. A área é enorme e estão a fazer o melhor de um trabalho impossível. Existem algumas lacunas nas leis e acordos, o que não permite julgar os piratas de uma maneira fácil e expedita. Pelo contrário, os piratas não têm regras nem leis e são bastante flexíveis, pelo que aqui, o crime tem compensado.


P: O que pensa sobre os piratas?
R: Há muitas teorias como eles começaram a pirataria na área, mas para mim isto é crime organizado e a maneira como tratam os reféns é desumana.
Eles implementam o terror. Vivi isso na minha experiência a bordo do navio mercante. Não devemos ter pena deles.

P: Quer deixar alguma mensagem a quem segue o nosso blog?
R: Nunca estive em Portugal nem sequer tive intenções de visitar, mas após ter estado num navio de guerra Português, quero ir a Portugal! Acho que os Portugueses devem ter orgulho na Marinha que têm e em si próprios. 

Sem comentários:

Enviar um comentário