A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

terça-feira, 21 de junho de 2011

19JUN11: Vasco da Gama intercepta embarcação pirata

A Vasco da Gama, interceptou no Corredor Internacional de Tráfego Marítimo, em pleno Golfo de Aden, uma embarcação suspeita de actos de pirataria do tipo skiff.



 
A embarcação suspeita foi detectada por um navio mercante, que relatou no canal de chamada e socorro em VHF estar a ser alvo duma tentativa de ataque. Após a recepção da chamada de socorro em VHF, a Vasco da Gama respondeu prontamente, iniciando a aproximação de forma a interceptar a embarcação.
 
Durante a aproximação, foram dadas diversas recomendações ao navio mercante para tentar repelir o ataque, o que veio a acontecer posteriormente. O navio mercante reportou estar livre de perigo e a skiff iniciou a fuga.

 
Posteriormente, a skiff foi novamente detectada, desta vez por um helicóptero da Fragata da Marinha Inglesa HMS Richmond, tendo a sua posição sido prontamente passada à Vasco da Gama,por este ser o navio mais perto do local.
 
Com o helicóptero Português já no ar, a embarcação foi interceptada e a equipa de fuzileiros da Vasco da Gama efectuou a acção de abordagem.
A bordo da skiff encontravam-se quatro pessoas e diverso material susceptível de ser utlizado em actos de pirataria.

 
Uma vez recolhidos todos os elementos de prova e identificados os seus ocupantes, todos de origem Somali, foi apreendido todo o material relacionado com a actividade de pirataria.
 
“O elemento fulcral nesta operação foi a resposta imediata e efectiva das forças que se encontram na área. Como demonstramos hoje, a cooperação entre os vários actores na região é a chave para o sucesso desta operação.”, salientou o Capitão-de-fragata Diogo Arroteia, Comandante da Vasco da Gama.

Veja a reportagem da RTP1:



Sem comentários:

Enviar um comentário