A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

16JUN11 - Perfis: SAR R Neves




P:SAR R Neves, fale um pouco de si e das suas origens.
R:O meu nome é Nuno Manuel Soares Neves, nasci em 9 de Julho de 1974, sou natural de Corroios – Seixal.
Sou filho de Faustina e Alexandre Neves, tenho um irmão mais velho e uma irmã mais nova, sou casado e tenho 2 filhos, a Inês com 10 anos e o Daniel com 6 anos, actualmente estou a viver em Sta. Marta do Pinhal – Corroios.

Apresentei-me para o serviço militar obrigatório em 8 de Agosto de 1994, mais tarde em Dezembro de 1995 iniciei o Curso de Grumetes Radaristas, na antiga e já extinta Escola de Informações em Combate. Fiz o meu primeiro embarque na Corveta N.R.P. Oliveira e Carmo em 1996, desde então já embarquei na Fragata N.R.P. Álvares Cabral em Março de 1997 onde estive até Setembro de 2002.
Em Outubro desse mesmo ano iniciei o curso de Controlador de Helicópteros onde após o curso fiz vários embarques em reforço, dando apoio aos controladores embarcados.  Entre Setembro de 2005 e Janeiro de 2007 frequentei o Curso de Formação de Sargentos e em Março de 2007 embarquei na Fragata N.R.P. Vasco da Gama onde ainda me encontro a desempenhar funções. Nestes quase 17 anos na Marinha conto já com cerca de 11 anos embarcado, tendo já atracado em 45 cidades diferentes em 26 países.

P:Qual a sua função a bordo?
R: A bordo desempenho a função de Controlador de Helicópteros ( HC ) e também a função de Chefe da Secção de Detecção e Controlo de Aeronaves, tenho a responsabilidade de garantir a segurança da nossa aeronave ( Bacardi ), assim como a de outras aeronaves em que o controlo seja atribuído à Vasco da Gama.
Cabe-me ainda a função como HC de Command Advisor para o emprego táctico de aeronaves.

P:Quais são as suas expectativas para a missão? 
R: As expectativas são altas, espero que esta missão possa ajudar a mudar um pouco a opinião publica em relação às forças armadas. A nossa, tarefa principal, embora num contexto fortemente interligado com a pirataria, é a protecção dos navios do Programa Mundial Contra a Fome ( World Food Program ) e da AMISOM ( African Misson for Somalia ).
Uma vez que a Vasco da Gama é a primeira unidade naval nacional a integrar a EU NAVFOR, como tal e como é nosso apanágio, tentamos sempre dar o nosso melhor quer pela dignificação da nossa Marinha quer pelo orgulho que é representar PORTUGAL. Desde que integramos a força e até à data, conseguimos executar todas as missões que nos foram atribuídas e estou confiante que assim se mantenha até ao final para que todos nós tenhamos no final apenas um sentimento, o de Missão Cumprida.

P:Quer deixar alguma mensagem? 
R:Mãe, sei que o que estás a passar não é fácil de suportar, mas com a força de todos que estão perto de ti e apesar de eu estar longe, eu penso em ti todos os dias e sei que tudo vai ficar bem. Para a minha esposa um beijo grande, para os meus “kukos”, já sabem, tomem conta da velha…muitos beijos para os dois, para o resto de toda a minha família e amigos deixo apenas esta palavra tão portuguesa que apenas existe na língua de Camões, SAUDADE….

Espero ainda que os portugueses em geral tenham orgulho nos seus militares, de modo que
a dor que os filhos sentem devido à ausência dos seus pais e mães destacados no estrangeiro não seja em vão. Nós tudo fazemos para representar ao mais alto nível Portugal.




      

2 comentários:

  1. Muito bem Neves.
    Abraços para a malta R e que tudo corra pelo melhor.

    1ºSar R Próspero

    ResponderEliminar
  2. Tenho orgulho em ti como HC e nos outros todos como Marinheiro e Português.
    Um abraço do SCH R Leitão

    ResponderEliminar