A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sábado, 18 de junho de 2011

18JUN11: O Serviço de Comunicações parte 1

O serviço de Comunicações do NRP Vasco da Gama é constituído por 2 secções. A secção Rádio, a qual iremos descrever neste artigo e a secção de Sinais, que será posteriormente descrita.




A secção rádio é responsável pelo estabelecimento de comunicações do navio com unidades em terra, unidades no mar e com o Helicóptero que se encontra a bordo da Vasco da Gama. É também responsável pelas comunicações internas nas condições especiais do navio, tal como, a condição em que o navio reabastece no mar.

Para estabelecer as ligações externas, os operadores rádio servem-se dos equipamentos existentes a bordo, dos quais fazem parte 12 equipamentos na banda de UHF, 20 equipamentos na banda de HF, sendo 10 utilizados para recepção, 6 para transmissão e 4 que podem ser utilizados para transmitir e receber em simultâneo, chamados transreceptores.

Um desses transreceptores é utilizado em conjunto com um equipamento de recepção HF (DSC) para o Global Maritime Distress Safety System (GMDSS) em casos de SOS no mar.

Estes equipamentos encontram-se no centro de comunicações e na nossa sala de transmissores. Encontra-se também, no centro de comunicações, o Sistema Integrado de Comunicações (SICC), utilizado para fazer as ligações entre os equipamentos e programas de transmissão e recepção de informações e também na ligação entre o navio e o Helicóptero.

A Secção rádio é composta pelo 1º Tenente Videira Pinto que é o chefe de serviço de comunicações, 1º Sargento C Farinha, Supervisor da Secção Rádio, Sargento ETC Ferreira e Sargento ETC Narciso, responsáveis pela manutenção e reparação de equipamentos, Cabo CRO Madeira, adjunto do Supervisor da Secção Rádio, Cabo C Domingos e 1º Marinheiro C Santos, operadores do SICC, 2º Marinheiro C Gaspar, 1º Grumete C Courinha e 1º Grumete C Gouveia, operadores de Comunicações.


É com esta breve descrição que ficamos a conhecer melhor a secção Rádio do NRP Vasco da Gama na “ Operação Atalanta”.

4 comentários:

  1. olhaaaa!!!! courinha!!!!tudo fixe? deixa...tá quase;quase...beijinho e comprimentos aos colegas

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço a todos os que tive o prazer de proporcionar algum treino para a preparação desta e outras missões. Agora a cerca de 7000KM de distância para leste em relação à vossa missão. Desejo de bons ventos e correntes favoráveis no combate à pirataria. Grande abraço NCandeias 1SAR C CTM-Timor Leste

    ResponderEliminar
  3. Grande abraço a todos, especialmente ao meu filho da escola Cabo Cro Madeira, votos de boa missão e feliz regresso
    Nuno Martins Cab CRO

    ResponderEliminar
  4. Camaradas votos de uma boa missão, grande abraço a todos, e bom regresso
    Sérgio Lucas Cab CCT

    ResponderEliminar