A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

22JUN11: Vasco da Gama recebe visita do Vice-Almirante VCEMA em Salalah, Omã

Dia 21 atracamos em Salalah, uma cidade na costa Sul de Omã. 

Salalah é a capital e sede de governo da província de Dhofar no sul de Omã, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, é a segunda maior cidade do Sultanato de Omã. Esta cidade costeira é um reduto tradicional e local de nascimento do Sultão, Qaboos bin Said, o qual possui residência oficial em Mascate desde que subiu ao trono em 1970. 

A actual cidade encontra-se perante um período de grande desenvolvimento, o qual teve inicio no ano de 1975, com a transformação do aeroporto local em aeroporto internacional e ainda com a construção de importantes infra-estruturas rodoviárias e portuárias.
A história de Salalah mostra que o seu destaque foi alcançado devido ao Frankincense, um extracto retirado das árvores usado para fazer perfume e incenso, assim ficou conhecida como a "capital do perfume da Arábia". O interior da província de Dhofar é também um destino popular para o turismo devido às diversas atracções naturais, desde as montanhas mais próximas até às abundantes árvores de incenso. 


Nesta região Sul de Omã é comum durante o período das monções, que toda a envolvente da cidade e montanhas revelem uma paisagem exuberante e verde, com vegetação abundante, aproveitada essencialmente para criação de gado bovino e caprino.

Após atracarmos e iniciarmos como habitual diversas acções de manutenção, tivemos oportunidade de receber a bordo o Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante João da Cruz de Carvalho Abreu
Durante a visita, com a guarnição formada no convés de voo, Sexa VCEMA teve a oportunidade de proferir algumas palavras de motivação e orgulho pela nossa missão, evidenciando a confiança que a Marinha tem na "Vasco da Gama" para concluir com sucesso o resto da missão. Posteriormente houve a oportunidade de ser informado sobre a actividade operacional desenvolvida até ao momento, assim como uma breve visita ao Centro de Operações.


  
A visita concluiu com um Almoço a bordo, oferecido pelo Comodoro Silvestre Correia.

1 comentário:

  1. É maravilhoso seguir o vosso blog, porque nao só adquirimos conhecimento do que se vai passando nesta missão, que nos deixa com muito orgulho, como tambem se adquire alguma cultura sobre os países que vão visitando... votos de que a missão vos corra o melhor possível e tudo de bom para todos. Um abraço especial para um grande homem e excelente pessoa, o Cabo AP Ricardo Pinto.

    ResponderEliminar