A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

04JUL11 - A equipa de Armas da Vasco da Gama: Parte 1


Caros bloguistas, hoje vamos apresentar a equipa de Armas do NRP Vasco da Gama. 
 
Sou o 1TEN Saraiva da Rocha e exerço a função de Adjunto ao Chefe de Serviço de Operações de Superfície e Anti-Aéreas (ACSOSAA), mais conhecido como GUNO “GUNNERY OFFICER” e chefio a Equipa de Armas do NRP Vasco da Gama.

As Fragatas Vasco da Gama possuem uma direcção de tiro, o “DUAL DIRECTOR WEAPON CONTROL SYSTEM” (DDWCS). Através do DDWCS fazemos a gestão de emprego da nossa Peça de Artilharia de 100MM e de um Reparo Móvel de 8 Mísseis semi-activos (SEASPARROW).

O DDWCS é o principal sistema de defesa das fragatas da classe Vasco da Gama, em conjunto com as armas associadas, a PEÇA de 100 MM e os mísseis SEASPARROW. 
 Uma das principais ameaças para os navios de guerra são as aeronaves e os mísseis anti-navio de alta velocidade. Por isso, os principais objectivos do sistema DDWCS são, a autodefesa contra aeronaves atacantes, a grande, média e baixa altitudes, e a autodefesa contra mísseis, incluindo os SEASKIMMING (perfil rasante). 

Em modo secundário, o DDWCS também adquire alvos de superfície (navios) e alvos em terra para fogo naval de apoio.

Algumas ameaças exigem uma resposta rápida e precisa. O DDWCS consegue uma detecção, aquisição e seguimento eficaz dos alvos e um controlo apropriado das armas disponíveis.


Resumindo, todas as ameaças aéreas, são interceptadas e se necessário neutralizadas.

 

Neste tipo de Missão, como é o caso da Operação ATALANTA, para além da defesa do navio, a equipa de Armas assume também funções e responsabilidade da célula de Informações e inteligência.


Para conhecermos o nosso adversário, é necessário estudá-lo, e estar sempre um passo á frente adivinhando e controlando todas as suas acções. Nesse sentido, o navio executa missões de registos fotográficos e levantamento de informação junto dos campos piratas.

Essa informação é posteriormente tratada e compilada pela Equipa e o seu produto final decisivo para a tomada de decisão, coadjuvando o Comandante da Força a decidir como distribuir os navios pela extensa área de operações.

Tudo isto para funcionar na perfeição é necessário muito treino e espírito de equipa, o que não falta à nossa equipa. A Equipa é constituída por mais 5 elementos, o SAR A Rodrigues, CAB A Nabais, CAB A Costa, CAB A Monteiro e o MAR A Farinha, e são eles que tornam isto possível…

Em conjunto gerimos a Direcção de Tiro para emprego de Armas e Defesa do navio.

Apresentaremos a equipa no próximo artigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário