A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

terça-feira, 12 de julho de 2011

10JUL11: Djibouti - Não há duas sem três

A terceira passagem pelo Djibouti nesta missão coincidiu com o fim de uma patrulha de 12 dias, que incidiu no corredor internacional de trafego maritimo, assim como no estreito de Bab-el-Mandeb  e na região sul do mar vermelho.



É apanágio referir as acções de manutenção que se realizam durante as paragens nos diversos Portos. Contudo pela dimensão do trabalho, tempo dispendido e condições meteorológicas bastante adversas (facilmente as temperaturas excederam os 43ºC durante o dia) ressalva-se a ultima manutenção efectuada pelo Serviço de Helicopteros, que deixamos algumas imagens.





Após efectuada a referida manutenção o helicoptero descolou para um voo de verificação, o que permitiu tirar algumas fotografias da "Vasco da Gama" atracada no porto do Djibouti.



Recentemente, o Helicoptero concluiu 100 horas de missão, evento que foi celebrado pelo serviço de Helicopteros com uma fotografia comemorativa da ocasião.



Concluido o descanso de três dias, voltamos ao corredor internacional de tráfego maritimo. As condições oceanográficas, mesmo no Golfo de Aden, têm vindo a deteriorar-se, com ventos fortes e ondulação pouco usual na área. 




Estes factores, conjuntamente com a intensa e permanente patrulha efectuada pelas forças navais com apoio dos meios aéreos na região e nomeadamente  as acções de boarding como a ultima efectuada pela "Vasco da Gama", têm assegurado a segurança da navegação no corredor, sem ataques piratas no passado recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário