A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

29JUL11: As Militares Femininas da Vasco da Gama por... Elas


Somos 18, as mulheres na Vasco da Gama, eles são mais ou menos 190..........
Algumas somos raparigas acabadas de sair das saias da nossa mãe, outras, somos mulheres feitas,  já com filhos.



Somos cabeleireiras, amigas e conselheiras umas das outras, somos também irmãs mais velhas e mais novas, enfim procuramos a normalidade num mundo claramente masculino.
Carinhosamente ou para nos provocar, chamam-nos MIFES, nós simplificamos e chamamos-lhes pelo nome, o respeito está sempre presente porque a distância de casa é igual para todos.



Temos maridos, namorados e amigos, muitos não entendem a nossa opção, sobretudo se não pertencem à mesma "Empresa".
Trocamos roupa, sapatos e vernizes, tal como se estivessemos em casa, se bem que aqui facilmente se encontra mais variedade ;) !!


No dia-a-dia a condição de mulher pouco importa, os trabalhos são os mesmos, tal como os direitos, se no lazer eles preferem jogar playstation nós preferimos conversar, se eles preferem um filme de acção, nós preferimos o Dr. House, mas há tempo para tudo e a pressa é só a de chegar...


Somos faxina, electricista, condutora de máquinas, comunicativa, abastecimento e radarista, mas no fundo todas somos mulheres.

Pedem-nos para passar a ferro e cozer um botão, nós nunca dizemos que não. Como sobreviveram os homens sem nós?

Guardamos a vaidade para os portos, aí levamos a passear os brincos, colares e vestidos. Quando saímos é como estar com os irmãos mais velhos, protegem-nos de tudo e todos.
No navio fazem-nos falta alguns mimos, sobra-nos tempo para os doces... Felizmente que o  hangar é grande e guarda lá umas máquinas nossas amigas, haja força de vontade e roupas a encolher !!
Dizem-nos que o nosso telefone toca mais do que o deles e que as nossas conversas são mais demoradas, mas acho que é pura inveja de não terem mais assuntos.
Somos mulheres, namoradas e amigas e estamos do outro lado do mundo, acham-nos frágeis mas somos valentes, somos rijas marinheiras da Vasco da Gama.

1 comentário:

  1. abençoada filha que se encontra nesse grupo tão FORTE que são as MULHERES com M grande....longe de tudo e de todos suportam todos os contratempos que possam surgir ( quem disse que somos mais frágeis?? ) por mim um louvor para todas elas CRISTINA ARAÚJO

    ResponderEliminar