A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

domingo, 17 de julho de 2011

17JUL: O IRTC por CTEN Gonçalo Baganha



 
…IRTC é uma sopa de letras que há já algum tempo significa mais do que International Recomended Traffic Corridor… sim, é um “corredor”,  cerca de 420 milhas de comprimento de água quente como só o Indico pode proporcionar. Há uns dias, dia 14, completamos 30 dias de patrulha… por obra do acaso, faltam também 30 dias para o fim da nossa missão aqui pelo Golfo de Aden.

IRTC… sigla comum a  Europeus, membros da NATO, Russos, Chineses, Indianos, Coreanos e até Japoneses. Todos por cá andamos unidos no esforço ao combate à pirataria. É curioso ver como todas as divergências culturais e rivalidades históricas são ultrapassadas, e é encontrado um equilíbrio de trabalho sustentável que nos permite erguer uma cooperação verdadeiramente internacional. Desengane-se quem pensa em Altruísmo, é a economia que faz o mundo girar…

IRTC… Encravado entre a costa norte da Somália e a costa sul do Iémen, 150 milhas de água profunda de azul quente, povoada por peixes voadores e golfinhos que fazem questão de nos lembrar que são eles os donos destas águas, a qualquer hora, em qualquer momento, basta olhar para a terceira ou quarta vaga e um deles lá estará, com o que arrisco ser um sorriso na boca, dizendo «Bem-vindos Portugueses, respeitosamente saudamos os netos de Vasco da Gama…»

IRTC… hoje amanheceram cerca de 100 navios nas suas águas, quantas nacionalidades? Quantos destinos? Quantas gentes? É sem dúvida International…

Sem comentários:

Enviar um comentário