A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

domingo, 17 de julho de 2011

18JUL11: Secção de Sinais Parte 1

A INFORMAÇÃO É VITAL

Uma das divisões do Serviço de Comunicações é a Secção de Sinais.
Embora a equipa de Comunicações funcione com a Secção Rádio e a Secção de Sinais totalmente integradas, esta última é em termos de funções específicas, subdividida pelos operadores do Centro de Comunicações, pelos operadores de Sinais Visuais e pelos operadores Tácticos. Estas funções, embora específicas, agrupam no Centro de Comunicações todo o pessoal dividido em três quartos de serviço.

==================

Operadores Sinais Visuais

Em ocasiões operacionais especificas, os operadores de Sinais Visuais são chamados à ponte para sinalizarem através de bandeiras içadas no mastro do navio, informações codificadas relativas a operações em curso ou à segurança do navio. Poderão também estabelecer comunicações através de Morse Visual com outras unidades navais a navegar nas proximidades, utilizando projectores de luz direccional ou omnidireccional.


(Mar C Machado/Mar C Cascalheira/Mar C Cardoso)
==================

Operadores Tácticos
Os operadores Tácticos são indispensáveis em assegurar as comunicações em linhas rádio exclusivamente tácticas para operações específicas tais como reabastecimentos no mar, operações anti-submarinas ou anti-aéreas.


(Mar C Costa/Cab C Sousa/Mar C Massano)

==================


Operadores do Centro comunicações

Os elementos de cada quarto têm como “base” o Centro de Comunicações, onde todos trabalham a maior parte do tempo no processamento, transmissão, recepção e distribuição de vários tipos de informação indispensável à tomada de decisões do Staff da Operação Atalanta e ao Comando da própria “Vasco da Gama”.

(Mar C Fontes/Cab C Deitado/Cab CCT Ribeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário