A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sábado, 16 de julho de 2011

16JUL11:Equipa de Fuzileiros a bordo da “Vasco da Gama”



Continuando a apresentação dos diversos serviços e equipas de bordo, é altura de apresentar a força de fuzileiros embarcada, que constituem as equipas de abordagem e segurança.

QUEM SOMOS E QUAL A NOSSA MISSÃO:
Somos Fuzileiros e fazemos parte do Pelotão de Abordagem. O Pelotão de Abordagem está integrado organicamente no Batalhão de Fuzileiros Nº1.
A Força de Fuzileiros embarcada é formada por duas equipas, cada equipa é constituída por um sargento e quatro praças. A nossa função a bordo do NRP Vasco da Gama é reforçar a segurança do navio e fazer abordagens a embarcações suspeitas de actos de pirataria.

O DIA – A – DIA A BORDO:
Como já foi referido, a nossa função é executada permanentemente durante o dia-a-dia, pois a segurança e vigilância do navio é efectuada tanto no mar como em terra. 

Durante as patrulhas, sempre que é avistada alguma embarcação suspeita de pirataria, uma equipa mantém a função de segurança a bordo enquanto a outra equipa parte para executar a acção de abordagem.
Para mantermos os padrões exigidos a nível físico e operacional, sempre que possível efectuamos treino físico, luta corpo a corpo, instrução de equipamento específico, tiro real com todo o armamento orgânico, Treino de Tácticas Técnicas e Procedimentos de Abordagem, técnicas de inserção através de fast rope e guincho utilizando o helicóptero orgânico do navio e rappel. Ficam algumas imagens para ilustrar o nosso dia-a-dia.

Treino Físico:



Técnicas de inserção de abordagem





Treino de tiro





 Treino de progressão a bordo


 Acções de abordagem:




1 comentário:

  1. Vejo que deram o merecido destaque à Equipa de Fuzileiros, a bordo! É de louvar a camaradagem e o espírito de equipa existente entre eles...Aproveito para deixar uma mensagem ao FZ GOMES, as saudades são mais que muitas, mas para já o pensamento é de contagem decrescente para a tua chegada!Tenho muito orgulho da pessoa que és, e FORÇA para aguentar a fase final!
    Beijinhos e abraços,com muitas saudades, de mim e de todos aqueles que te são queridos e que também estão ansiosos com a tua chegada.

    ResponderEliminar