A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

terça-feira, 5 de julho de 2011

05JUL11 - A equipa de Armas da Vasco da Gama: Parte 2


O SAR A Rodrigues exerce a função de adjunto do GUNO em 1º grau de prontidão para combate.

Sou o 2SAR A Murteira Rodrigues, estou na Marinha á 11 anos, exerço a função de Chefe de Serviço de Armas e Contra-medidas, desempenho ainda funções de Chefe da Secretaria do Navio, e de Sargento de quarto á ponte. Estive embarcado neste navio em 2004/2005, onde fui operador do “DDWCS”, de onde sai para o Curso de Formação Sargentos Artilheiros. Após o terminar a formação, estive na Base Naval de Lisboa, onde desempenhava funções de Secretaria. A actual comissão começou em Abril de 2009.

Apesar de todas as capacidades quer do Sistema quer da Equipa, descritas ao longo deste artigo, a verdadeira missão desta equipa é tirar o máximo partido da capacidade do sistema, procurando assim sempre uma maior eficácia na condução do “DDWCS”.

Aproveito, e desculpem-me o abuso para de certa forma tornar público, o profissionalismo e o brio da minha equipa, que constantemente o demonstram, quer no trabalho até agora realizado, quer nos novos desafios que este tipo de missão nos apresenta, fazendo sem dúvida jus ao nosso lema de “Treino Duro, Combate Fácil.”



O CAB AD Nabais exerce a função de operador da consola de controlo de armas em 1º grau de prontidão para combate.

Sou o CAB AD Nabais, estou na Armada desde 1985 e formei-me na especialidade de Artilharia, estou embarcado neste navio desde 2007, já passei por 2 guarnições e orgulho-me de pertencer á 8ª guarnição deste navio.
Ao decidir vir nesta missão ponderei os prós e os contras da minha ausência em relação á família e aos amigos por mais 4 meses, e assim aceitei prorrogar a minha comissão por mais um ano tendo em conta a missão que este navio ia fazer. 

Sabendo que a minha equipa partilhava do mesmo espírito, não foi difícil de decidir por participar numa missão desta natureza. 
Poder representar o meu País é um motivo de orgulho e sabendo que estou no meu ultimo embarque, não poderia perder uma oportunidade destas.
Ao conhecer a realidade destas pessoas pelos Países que temos passado como o Djibouti, Tanzânia, Quénia e ajuda humanitária ao povo da Somália não deixa duvidas que a minha decisão foi a mais acertada.
As saudades que sinto da minha família e dos meus filhos é muita, mas quando vejo a realidade destes povos e da ajuda que necessitam deixa-me convicto que o que estamos aqui a fazer, vale o sacrifício de 4 meses de saudade.





O CAB AD Costa exerce a função de operador da  segunda consola de controlo em 1ºgrau de prontidão para combate.

Estou na Marinha desde 2001, nos quadros permanentes desde 2005 e no NRP Vasco da Gama desde Janeiro de 2007. A bordo desempenho as funções de operador do sistema de armas de superfície e antiaéreas, (DDWCS) sendo que especificamente para esta missão também colaboro noutras funções dentro do Centro de operações. Embora já tenha participado noutras missões da marinha, esta tem a particularidade de nos fazer lembrar com mais afinco os propósitos pelos quais nos voluntariamos para a Marinha. 

Como já foi referido pelo sr. Comandante, a participação da Fragata Vasco da Gama, como navio-almirante da operação ATALANTA, representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

Nesse sentido, temos sempre presente em todas as acções do nosso dia-a-dia, um sentido extremo de responsabilidade, pois delas podem depender, muitas vidas humanas. Lembro-me certamente da escolta aos navios da AMISOM, evitando que sejam pirateados e fazendo assim chegar ajuda humanitária a cerca de 2 milhões de pessoas em Mogadishu, bem como a protecção do tráfego mercante evitando que navios e tripulações enfrentem as adversidades humanitárias inerentes ao sequestro pelos piratas, ou ainda a detecção dos próprios piratas no mar. 

Para além do enriquecimento humano, a nível pessoal, também estou certo que por todo este cariz humanitário, a missão ATALANTA ficará para sempre na memória desta equipa de Artilharia Naval.
É para isto que treinamos, fazendo jus ao nosso lema, “Treino duro Combate Fácil”, esperando sempre, inspirar com a nossa atitude, muitos outros, a desenvolverem um espírito de apreço pela vida no mar.




O CAB AD Monteiro exerce a função de operador de Equipamentos optrónicos em 1º grau de prontidão para combate.

O meu nome é Rui Filipe Sousa Monteiro, nasci a 13 de Outubro de 1983, sou natural de Valongo – Porto.
Sou filho de Maria Manuela e António Monteiro, tenho um irmão mais novo, sou casado, sou Portista e actualmente estou a viver em Vale Flores – Feijó.
 Apresentei-me para o serviço militar como voluntário a 7 Janeiro de 2004 iniciei o Curso de Grumetes Artilheiros. Fiz o meu primeiro embarque na Corveta N.R.P. General Pereira D'Eça a 7 de Setembro de 2004. Em 7 de Setembro de 2005 fui frequentar o Curso de Formação de Marinheiros, no final do curso a 26 de Março de 2006 fui destacado para a Corveta N.R.P. João Coutinho, em Janeiro de 2007 embarquei na Fragata N.R.P. Vasco da Gama onde ainda me encontro a desempenhar funções.

Nestes 8 anos na Marinha conto já com cerca de 7 anos embarcado, tendo já atracado em portos de 20 diferentes Países.

Pertenço á equipa “DDWCS” e a bordo desempenho varias funções. A principal é a defesa e vigilância, através do nosso sistema de armas, colaboro para a compilação e reconhecimento dos navios de guerra com que nos cruzamos quer no mar quer nos diversos Portos que praticamos.  

Para a minha esposa um beijo grande e que em breve estarei de volta a casa, para o meu irmão, que em breve também possa vir a fazer umas missões pelo Exercito, toma conta dos pais!
Finalmente um grande abraço para os meus pais! Estou bem e em breve estarei de volta a casa, para toda a minha família e amigos deixo apenas esta palavra, SAUDADE.







O MAR AD Farinha exerce a função de operador de Equipamentos optrónicos em 1ºgrau de prontidão para combate.

O meu nome é Nuno Farinha, ingressei na Armada em Junho de 2004, especializei-me em Artilharia após frequentar o Curso de Grumetes Artilheiros no mesmo ano. O meu primeiro embarque foi a bordo do NRP João Roby em Setembro de 2005 a Setembro de 2007.
Em 2008 frequentei o curso de Marinheiros que teve uma duração de 9 meses e após ter concluído o curso entrei para os quadros permanentes. Estou a bordo do NRP Vasco da Gama desde Outubro de 2008. A bordo desempenho as funções de operador do sistema de armas de superfície e antiaéreas, (DDWCS). 

Esta é a primeira missão importante que faço. Na minha perspectiva está a ser uma missão que estou a levar com agrado, a nossa equipa de "DDWCS" também ajuda a que isso se torne mais fácil e a esquecer o tempo que estamos fora. Temos uma boa equipa e sempre unidos para o bem e para o mal. 
Da nossa participação na Operação ATALANTA da qual temos o Comando, avalio com um saldo muito positivo, e faço votos que esforço desta Guarnição transpareça o valor de Portugal no mar.

Nesta altura continuamos a patrulhar a Costa da Somália para que os mercantes não sofram nenhum ataque pirata pois essa é uma das nossas missões é a grande razão de estarmos nesta missão.
Assim, já só faltam dois meses para chegar a casa e desde já envio cumprimentos para toda a minha família e um grande beijo para o meu Filhote.
Nunca se esqueçam "TREINO DURO COMBATE FÁCIL"


Terminamos este Artigo, saudosos do nosso Portugal e de todos aqueles que nos ajudam a superar as adversidades desta vida que escolhemos. Um abraço para todos os familiares e amigos desta equipa do DDWCS.


2 comentários:

  1. Grande curriculum para gente tão jovem!...
    Continuem com as vossas convicções e gosto pelo vosso trabalho.
    Um abraço Mário.

    Arménio Cruz

    ResponderEliminar
  2. Para o meu irmao O CAB AD Monteiro deixo uma simples menssaguem es o meu orgulho o meu izemplo es e sempre seras o chato dos tempos de escola que me chatiava a cabeça quando fazia asneiras deixo-te um grande abraço e toma cuidado por ai pk quero-te inteiro em casa como foste para a misao em breve estaras a nossa beira para eu tripar contigo. Nao te preocupes eu tomo conta dos pais como sempre abraço MEU IRMAO meu orgulho.

    ResponderEliminar