A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

domingo, 7 de agosto de 2011

07AGO11: Departamento de Logistica por CTEN AN Pedro Semide

A sustentação Logística do NOSSO navio.

 

Diariamente, na nossa vida comum, debatemo-nos com vários problemas logísticos!

A sustentação da nossa casa, do carro e dos nossos filhos parece uma tarefa infindável.

As compras no supermercado, a manutenção da casa, as consultas médicas, o abastecimento de combustível do carro, a gestão do orçamento, enfim…

Agora considerem os mesmos problemas mas numa casa flutuante com 115 metros, com 3400 toneladas, com 213 almas, com um orçamento disponível de alguns euros, sem supermercados e bombas de gasolina por perto, e a mais de 10.000 Km do nosso querido País!

Garantir 3 refeições por dia, a disponibilização de diversos produtos de higiene e bem-estar, roupa lavada, água, combustível, sobressalentes, apoio médico, transportes e suplementos remuneratórios, entre outros, não é trabalho para 2 ou 3 pessoas… É para A equipa do Departamento de Logística da Vasco da Gama! E todos somos 32.

O Chefe… é o que menos importa!


O Restaurante


O Despenseiro (SARG TF Rodrigues) é o chefe de sala. Sempre preocupado com os seus três restaurantes (oficiais, sargentos e praças)… e da sua boca ouve-se frequentemente “comam e bebam à vontade campeões”… é o melhor rancho da Marinha… é o NOSSO!








Os cozinheiros! São 4. O Martins, o Reis, o Figueira e o Henriques (da esquerda para a direita). Todos uns profissionais da arte de bem cozinhar. Do melhor com quem tive o prazer de trabalhar. Parabéns a todos. Só têm um defeito… são do Benfica!

 


Os Padeiros, o Dias e o Correia (da esquerda para a direita).… Donos de uma padaria e pastelaria de excelência! Dos bolos de aniversário, passando pelas sericaias e acabando nos pães de rala, difícil é escolher o melhor. Já para não falar do nosso pão! Guloso e responsável por muitas horas da guarnição no ginásio.

 


Os empregados de mesa. O Coutinho, o Azevedo, o Aldeano, o Viegas, o Ramos, o Machado, o Sarmento e a Sobral (da esquerda para a direita).… os restaurantes não fecham nem ao fim de semana… e têm sempre a casa cheia! Trabalho árduo, muitas vezes não compreendido por muitos.





Os mestres das frigoríficas. O Pinto e o Jesus (da esquerda para a direita).. Arrumar ordenadamente toneladas de material,  distribuir 90 kilos de frango para o almoço e 70 kilos de garoupa para o jantar, elaborar ementas para dietas, vegetarianos e esquisitos não é tarefa fácil nem é para todos. Só para os melhores!


E por último, mas não menos importante, os Faxinas. O Bule, a Cebola e o Gomes (da esquerda para a direita). São os mais novos… e os que mais trabalho têm! São um exemplo a seguir. Imaginem o que é limpar uma cozinha depois de servir 213 refeições, 3 vezes por dia, todos os dias! Um trio de luxo!


 


O Banco, o Armazém e a Mercearia Gourmet


Se a alimentação é importante, o abastecimento e as finanças não o são menos!

Numa casa com centenas de equipamentos, é natural que surjam pequenas avarias… e para as reparar são precisos sobressalentes. E para a actividade corrente é necessário diverso material de consumo. Desde a simples lâmpada, vassoura ou papel A4 até à carta electrónica mais sofisticada! O Martins, o Monteiro, a Jambas e mais um Martins (da esquerda para a direita), gerem todo esse material. Sabem exactamente a sua localização nas 10 arrecadações existentes. Controlam a recepção e expedição de todo o material que entra e sai de casa, requisitam novos, entregam os velhos… até parece fácil… mas não é! São mais de 9.000 artigos diferentes para gerir… e nunca faltou nada! Nunca vi arrecadações tão limpas, arrumadas, beneficiadas, com instruções de manuseamento, identificação de perigos, e todas com material de protecção individual para manuseamento desses artigos.  Bravo Zulu Camaradas.





O nosso gestor de conta e Empresário da Mercearia. Irrepreensível. O Pereira e o Horta (da esquerda para a direita) liquidam, processam e pagam os nossos suplementos remuneratórios. É uma compensação para quem anda no mar dias sem conta longe dos seus entes mais queridos. E nem precisamos de recorrer a cobradores de fraque. À hora está na conta!

A sua mercearia mais parece um estabelecimento Gourmet. Tudo do bom e do melhor. Cinco meses de missão e não vai faltar sequer água engarrafada e meias pretas… Empreendedor, gestor criterioso e excelente no combate a alagamentos!

 


A Clínica de Saúde e Bem-Estar


Ao nível das melhores clínicas do nosso país, o Arim, o Costa e a Correia (da esquerda para a direita) e tratam da saúde a todos nós! Eu sei que a prescrição é sempre a mesma… Reumon Gel e Brufen! Mas são profissionais de saúde! E o que é certo é que conquistaram o carinho e a atenção de todos nós, especialmente nas apresentações feitas antes de visitarmos um porto! Não os trocava por ninguém. Foram feitos para pertencer à NOSSA casa.

 


Para acabar apenas gostaria de relembrar que o Departamento de Logística é constituído por 32 militares, cujo profissionalismo e atitude me enchem de orgulho.

Nunca se esqueçam das palavras sábias do velho Leão, Sir Winston Churchill, e que estão plasmadas no Badge do nosso departamento: “Attitude is a little thing that makes a big difference” (A atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença).

E é com essa atitude que encaramos todos os dias os desafios para sustentar a NOSSA casa e cumprirmos a Missão.




2 comentários:

  1. A Fragata João Belo, sabe que a vossa dura missão está prestes a terminar. Já não falta muito, para terem o conforto do lar, junto dos vossos queridos familiares. Sei quanto me custou estar dois anos fora de Portugal continental! Falo na qualidade de Marinheiro Radarista nº1330/66, da 1ª Guarnição da Fragata JB. Sei que de vez em quando me dão uma visita a bordo do nosso blogue (fragatajoaobelo.blogspot.com). Aquele abraço para todos os colaborantes na vossa divulgação de notícias bem ilustradas com fotos fantásticas!!! No meu tempo,tnhamos o Telefax e pouco mais, e também a nossa rádio de bordo, que era emitida diáriamente!!! Os tempos são outros, mas as saudades da família são as mesmas. O contacto virtual, ajuda, mas não resolve, quando o tempo é longo...

    ResponderEliminar
  2. Olá Pai Semide,
    Nós gostamos muito de ti e temos muitas saudades tuas. Será que podes vir para casa tratar das refeições, da despensa e dessas coisas todas que escreves-te só para nós os 2? Deve ser bem mais fácil...Volta depressa. Não te esqueças do papagaio!! Se te esqueceres fica aí mais uns meses....Amamos-te mais infinito. Tiago e Catarina Semide (filhos....da esquerda para a direita...LOL)

    ResponderEliminar