A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

26-27AGO11: A Ponte entre nós por 2TEN ST AEL Pedro Lourenço

“…A Ponte entre nós…..”

Á saída de Lisboa, os corações apertavam e as lágrimas estavam prontas para saltarem por uns olhos que apenas fitavam a distância da Base Naval de Lisboa naquele dia cinzento.
Tais sentimentos, contrastavam com um enorme orgulho em poder representar Portugal numa missão tão importante como a missão ATALANTA, logo era preciso enaltecer a missão e dar o melhor de cada um em prol da causa, colocando os sentimentos numa caixinha junto do coração. Para além de nós, os militares da Vasco da Gama, os militares de Portugal, as famílias sentiram no coração as mesmas palpitações e o mesmo orgulho.



Não havendo uma ponte física possível de construir entre nós, a iniciativa em criar o blog e o alimentar praticamente todos os dias, foi sem dúvida um excelente meio de união entre a Vasco da Gama e os que ficaram na outra banda.



Muitos momentos foram partilhados, momentos individuais, momentos colectivos, actividades do navio, estorias na primeira e terceira pessoa. O Tenente Pinto, através do blog,  tornou a nossa vida mais fácil nestes 5 meses longe de casa, mostrou a quem lá ficou como vivemos, no que trabalhamos, como e onde descansamos, como nos divertimos e comemoramos, mostrou a nossa casa, a nossa cidade flutuante, mostrou a nossa vida e a dele próprio, em que muito do seu tempo foi para alimentar o blog, com a vontade de mostrar o que somos com todo o orgulho que nos assiste.…..foi a ponte entre nós. Hoje o momento é do nosso blogger….é dele que queremos mostrar um pouco.

 
O BLOGGER……
O meu nome é Vitor Pinto, tenho 31 anos, sou natural de Almada e sou o Chefe de Serviço de Comunicações assim como o Oficial de Relações Publicas de bordo.


O BLOG…… Objectivo e mais-valias?
A iniciativa do blog nasceu de forma a haver uma ligação entre a guarnição e todos os familiares, amigos e interessados na nossa vida durante a missão, uma vida tão peculiar como diferente.
Pessoalmente, penso que o blog serviu para mudar a perspectiva de como algumas pessoas olham para a nossa vivência a bordo numa missão longa, real e com diversos desafios, assim como serviu para manterem um “contacto” mais próximo do nosso dia-a-dia. De realçar também que tudo o que sirva para nos aproximar dos nossos familiares, não só acaba por ser um factor de motivação, como também ajuda a que os ponteiros do relógio vão rodando mais rápido...

A MISSÃO… atingiram-se os objectivos? Os portugueses e em particular os familiares orgulham-se de nós?
A missão, no meu ponto de vista, foi um sucesso e as expectativas superadas. Na parte operacional, Portugal e a Marinha afirmaram-se mais uma vez pelo rigor e profissionalismo com que cumprem os seus deveres, deixando também essa imagem a toda a comunidade internacional da região, outrora com ligações diferentes aos portugueses.
Relativamente ao Orgulho das pessoas “em casa”, posso dizer que nunca recebemos no blog nenhum comentário negativo ou injusto acerca das nossas actividades, bem pelo contrário, recebemos sim diversas mensagens de apreço e de encorajamento. É verdadeiramente importante ilustrar a todos aquilo que fazemos e como o fazemos de uma maneira transparente e séria. Também assim, conseguimos não só justificar um pouco a razão das nossas missões, como dar o exemplo, numa altura de crise a nível económico e de valores, que é possível com dedicação e esforço mostrar que somos um País que prima pela competência e excelência, assim como os nossos antepassados o fizeram, e isso é motivo de orgulho para qualquer português.

Findada a missão, vem o ADEUS……O que fica?
Fica o sentimento de ter cumprido com sucesso uma missão real e de carácter internacional, em que fomos relevados pela nossa prestação, debelando sempre todas as dificuldades duma missão deste género, longa e distante de casa. Adicionando isso aos bons momentos vividos a bordo, á camaradagem e amizade que se conquistam nestes momentos, olho para trás e até parece que não se passaram cinco meses….
Por fim, desejo a todos um excelente regresso a casa, que encontrem os mais-queridos da melhor maneira possível e que venham uns dias de descanso, merecemo-los sem dúvida.

CONCLUINDO….
Agora que estamos a umas horas de chegar, a ansiedade apodera-se de nós, a saudade confunde-se com o nervosismo de rever amigos e familiares. A ponte que nos uniu vai-se extinguir e a ponte que nos recebe no rio Tejo trás as boas novas, mostrando a Lisboa mais uma vez que está a chegar um filho, um marido, um pai, um amigo que vem orgulhoso de ter representado Portugal no mundo.
 
A todos os que nos acompanharam e deram força, alento e encorajaram a desempenhar a nossa missão…….Vemo-nos logo ao meio-dia……
O FIM!

Sem comentários:

Enviar um comentário