Com uma equipa diferente, de 3 em 3 horas, monitorizamos toda a instalação, fornecendo aconselhamento técnico aos restantes departamentos sobre a utilização dos diversos sistemas da plataforma. Fazemo-lo com a ajuda de um sistema automático (o NAUTOS) e através do pessoal de ronda aos espaços de máquinas e espaços comuns do navio.
Periódicamente são realizadas acções de treino, com simulação de situações de emergência. A finalidade é manter os operadores aptos a reagir correctamente e em segurança, em caso de avaria em sistemas vitais, como é o caso da propulsão, ou, em caso de incêndio ou alagamento, manter todos os militares da guarnição aptos a debelar um foco de incêndio em segurança, com rapidez e eficácia.
O Serviço de Mecânica promove a realização dos chamados MAQUINEX (exercícios de máquinas), em que se treina, por exemplo, a condução do sistema propulsor em comando local, devido a avaria no comando automático, à distância.
E se, de repente, um curto-circuito causa um foco de incêndio, um motor diesel derrama combustível e causa perigo de incêndio, ou um encanamento fissura e alaga um compartimento?
É função do Serviço de Limitação de Avarias treinar a guarnição, até que se atinjam os padrões desejados, ou seja, todos estejam seguros a bordo e sejam capazes de debelar qualquer tipo de incidente.
E se, de repente, houver uma falha total de energia, que tecnicamente se designa por TLF, e na gíria por “apagão”, o navio perde capacidades, que levam à necessidade de, rapidamente, se restabelecer a energia. Poderá ser necessário também alimentar equipamentos com circuitos de emergência.
O treino destas componentes está a cargo do Serviço de Electrotecnia
Por fim, aos que nos esperam…
Estamos quase a chegar…!
E EU ...ASSIM COMO AS FAMILIAS E AMIGOS ESTAREMOS LÁ PARA VOS RECEBER...A ANSIEDADE É ENORME É A PIOR SEMANA QUE POSSA PASSAR...ATÉ JÁ
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