A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

24AGO11: O Serviço de Operações Anti-Submarinas


            Como o próprio nome indica, este serviço ocupa-se de tudo o que existe abaixo da superfície da água. Tudo o que esteja submerso e que se possa revelar uma ameaça será lidado connosco.
            A nossa guerra é diferente de todas as outras pois necessitamos de uma mente perspicaz e atenta pois, contrariamente aos radares de superfície, apenas conseguimos detectar algo através do som e a uma curta distância.
            Para detecção os Torpedeiros usam o sonar: aparelho que emite um som e lê o eco recebido. Consoante o tamanho do objecto o eco recebido será menor ou maior. Se obtivermos várias leituras no mesmo azimute é porque temos lá alguma coisa! Mas será um submarino ou uma inofensiva baleia ?
            No caso de um submarino inimigo tiver de ser atacado por nós temos torpedos que são disparados pelas nossas plataformas ou tubos-lança-torpedos. O tubo efectua um disparo de ar comprimido para o torpedo poder seguir para a água e começar o seu caminho. De realçar ainda que o torpedo só em contacto com água salgada é que entra em funcionamento.
Temos ainda o telefone submarino (sim é um telefone!) onde podemos comunicar com submarinos debaixo de água. Embora o som se mova mais lentamente debaixo de água, as comunicações conseguem-se fazer.
         
            O Chefe
O nosso líder chama-se Vitor Cavaleiro e tem o posto de Segundo-Tenente da Classe de Marinha, especializado em armas submarinas.
Provém de Ermesinde tendo entrado na Escola Naval a 13 de Outubro de 2000.
Ocupou o cargo de chefe do serviço de comunicações na corveta “João Coutinho”. Por fim juntou-se à “Vasco da Gama” a 21 de Julho de 2008.
           
O Cabo
Sou o Cabo Torpedeiro-Detector João Bastos e tenho 27 anos; sou  natural do Barreiro e estou na Marinha desde 2002. Depois de um embarque de 3 anos na Fragata “Comandante João Belo” embarquei na Fragata “Vasco da Gama” na qual me encontro à 4 anos.

A bordo pertenço ao Departamento de Operações, fazendo parte do serviço de Armas Submarinas no qual exerço a função de Operador de Sistemas Detecção Acústica mais propriamente Operador Sonar e Telefone Submarino.

É com grande orgulho que represento Portugal nesta Importante  missão (Operação Atalanta) na Fragata Vasco da Gama, com o objectivo combater as diversas acções de pirataria no Oceano Indico/Golfo de Aden e também garantir apoio e ajuda humanitária ao povo da Somália, o qual passa por grandes dificuldades. Existe um grande sentido de responsabilidade, no qual evitamos que mercantes sejam pirateados, tendo de os escoltar e responder a pedidos de ajuda dos mesmos, onde estão sempre dependentes varias vidas humanas. É uma grande experiencia tanto a nível profissional como pessoal esta missão.
Aproveito a oportunidade para deixar beijos e abraços em especial aos meus pais e restante família e em particular aos meus amigos o qual me têm ajudado imenso ao longo destes 5 meses.
           
O Grumete
O grumete sou eu, Carlos Esteves. Estou na marinha desde 30 de Outubro de 2007 e sou da especialidade de operações, estando a desempenhar funções de Torpedeiro. Antes de vir para a “Vasco da Gama” estive na Escola Naval e na corveta “Jacinto Cândido”, aonde era adjunto do Chefe do Serviço de Navegação.
Nesta operação desempenho as funções de Compilador do Panorama de Superfície; lugar de grande responsabilidade pois todo o tráfego de navios passa pelas minhas mãos, quer seja um navio mercante ou uma embarcação pirata.
A Operação Atalanta é uma grande aventura para mim e o concretizar de um sonho: estar em África, berço da humanidade, e tambem realizar uma missão de carácter operacional e humanitário
Agora que estamos a breves dias de voltar a casa, quero expressar a grande saudade que sinto do nosso País, da nossa gastronomia e da cultura. Mas acima de tudo sobressai a saudade da familia, da namorada e dos amigos que ficaram para trás.
Aproveito para mandar um forte abraço de saudade a todos em Portugal e uma promessa de rápido regresso.

                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário