A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

24AGO11: O Departamento de Armas e Electrónica por CTEN EN-AEL João Neves



O Departamento de Armas e Electrónica é o Departamento mais pequeno deste navio, contando com 29 militares (3 oficiais, 15 sargentos e 11 praças). Pequeno grupo com grande união, sempre bem dispostos e pronto para o trabalho, como prova a hiena do nosso badge que carregamos junto ao nosso braço, e que é o nosso segundo instrumento de trabalho.



A nossa tarefa aqui a bordo permitiu-nos ajudar chegar ao Índico olhando as estrelas apenas para sonhar, mas não para nos orientar, como fez o Vasco da Gama. Ou ver muito para além do que a nossa vista alcança, seja debaixo de água, à superfície ou bem mais acima. Garantir a defesa e a salvaguarda de todos os que circulam nas águas que patrulhamos dissuadindo aqueles que ainda atentam contra o que cremos ser o bem.
Permitiu ainda que durante estes cinco meses estivéssemos em contacto permanente com as nossas famílias, sentirmo-nos mais perto de casa para alentar o nosso trabalho, receber as fotografias dos filhos que, nalguns casos, não tiveram a oportunidade de ver nascer, ou mostrar ao mundo o nosso dia-a-dia através desta porta de visita que é o nosso blogue.
Este é o trabalho do DAE – uma parte do enorme trabalho que esta cidade flutuante exige diariamente.


O departamento divide-se em dois serviços.
O serviço de armas, que cuidam desde as mais pequenas armas às maiores, e que dão sentido ao facto de este ser um Navio de Guerra, mas sempre com o mesmo objectivo: defender e proteger os nossos propósitos onde quer que estejamos.


Este grupo de 14 pessoas não se limita às suas funções de manter e aprimorar este conjunto de armas e sensores, complementando com outras funções tão importantes como sejam a de Flight Deck Officer ou a não menos importante tarefa de nos manter aprumados!


O serviço de electrónica, com uma equipa de 12 pessoas, é responsável por todo um conjunto de sensores, sistemas de comunicações, equipamentos electrónicos de recreio ou meios informáticos que permitem facilitar e melhorar as tarefas incumbidas ao navio ou, tão somente, melhorar o nosso conforto e bem estar nestes longos períodos longe de casa e das nossas famílias. 


 Permitam-me agora falar sobre as pessoas deste departamento ... toda a parte humana que as armas e a electrónica necessitam diariamente para funcionar.
Estes são os elementos que fazem com que estes transístores, circuito integrados, óleos, massas e aço nos sejam úteis e justifiquem a nossa presença, mas que de nada serviriam se entre nós não existisse a cumplicidade de quem, além de trabalhar junto, necessita de partilhar todas as suas alegrias e tristezas.
Os militares que todos nós somos, de nada servem se não tiverem um ser humano. Os bons técnicos que nós somos, não serão tão bons se não tiverem a ajuda de um camarada e o braço, que se bem se lembram é o nosso segundo instrumento de trabalho, de nada serve se não houver primeiro uma brilhante mente.




Resta-me agradecer a todo este meu departamento e, em especial, aos meus mais directos colaboradores, bem como a todos aqueles que mesmo sem aqui estarem a navegar durante estes meses, sempre nos ajudaram a ultrapassar as dificuldades com que frequentemente nos deparámos … aos camaradas, aos amigos e muito especialmente, à família.

 

É este o nosso departamento…


Sem comentários:

Enviar um comentário