A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

18AGO11: O Departamento de Propulsão e Energia Parte 1



O Departamento de Propulsão e Energia por Mário Aveiro, Pedro Almeida, Paulo Machado e Pedro Lourenço

Constituímos um grupo de 44 militares, homens e mulheres, que dividem entre si a responsabilidade pela permanente monitorização e manutenção dos sistemas que fazem do navio uma plataforma viva.
Referimo-nos à propulsão, produção e distribuição de energia eléctrica e, para manter habitável esta pequena cidade, também aos sistemas de ventilação e ar condicionado, câmaras frigoríficas e equipamentos de hotelaria, produção de água potável (a partir da água do mar) e sua distribuição, recolha e tratamento de águas residuais, sistemas de segurança e protecção contra incêndios e alagamentos, entre outros.





Tal como quando vamos de férias, verificamos a pressão dos pneus, o nível do óleo ou o estado dos travões do nosso automóvel, assim fez o navio aos seus sistemas antes de iniciar esta missão. Esses “mimos” continuam no mar pois, dia após dia, sempre em funcionamento, apercebemo-nos de que uma fuga requer um reaperto ou um vedante novo, uma folga pede um reajuste, um ruído estranho uma peça nova, ou um mau contacto eléctrico pede uma nova ficha, etc, etc…












Houve também algumas avarias que ajudaram a que nos mantivéssemos “entretidos” até nas horas de descanso, mas foram resolvidas, e é com muito orgulho que contribuímos para que a Vasco da Gama estivesse sempre pronta para o cumprimento da sua missão, numa região em que o clima, muito quente e húmido, em nada contribui para o bom funcionamento de alguns equipamentos. 





Como chefe deste Departamento, é com sentido orgulho que relevo, perante vós, o reconhecimento que estes oficiais, sargentos e praças merecem, por todo o trabalho que têm vindo a desenvolver, sempre com um sorriso nos lábios.
Iniciámos a viagem de regresso, com a natural ansiedade de quem está ausente há muito, provavelmente o tempo suficiente para alguns dos nossos filhos nos terem já ultrapassado em altura! No entanto, gostaríamos de partilhar convosco algo da nossa vida a bordo, e alguns dos nossos momentos.   
A navegar, a tarefa principal dos serviços de Mecânica, Limitação de Avarias e Electrotecnia é assegurar a eficaz utilização e condução dos equipamentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário