A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

domingo, 21 de agosto de 2011

21AGO11: A Ponte por 1TEN Bruno Vaz



 “Bom dia VASCO DA GAMA!!” – Ao som da música “BARBARA STREISAND” - são as palavras que mais queremos ouvir na manhã do dia 27 de Agosto… dia da nossa chegada à BNL.


Chegamos com o sentimento de dever cumprido, sentindo que fomos os olhos e ouvidos do navio durante milhares de horas, que nos coube a condução e a execução da navegação em segurança, a manutenção dos padrões alcançados nas operações com helicópteros, semi-rigidas e com navios reabastecedores, o reconhecimento e identificação de milhares de contactos, o contacto VHF inicial com os suspeitos, a mensagem na calada da noite – “SECURITE, SECURITE, SECURITE, THIS IS EUROPEAN UNION WARSHIP F330, PATROLLING THE IRTC, IF ANY VESSEL HAS INFORMATION ABOUT PIRACY, PLEASE CONTACT ME IN VHF CH16             OUT ”


Chegamos após termos corrido vezes sem conta, escada acima, escada abaixo para estabelecermos um estado de alerta mais elevado. Envergámos coletes à prova de bala e capacetes kevlar, horas e horas, sob o sol tórrido e a humidade impiedosa, que catapultavam a temperatura para perto dos 40º. Muita água foi consumida!


Horas passadas a fazer “360º” à volta de embarcações suspeitas. Sempre prontos a reagir, para que os camaradas que têm a dura tarefa da abordagem sentissem que quem cá fica, por eles zelava.


E quando o mar às janelas e asas da ponte nos veio brindar, inspirámos fundo e tudo fizemos para manter o conforto dos nossos camaradas!
Horas de histórias foram partilhadas, várias gargalhadas largadas durante o quarto da alva, e no fim, a limpeza da praxe.

Somos Oficiais de Quarto, Sargentos de Quarto, Cabos de Quarto e Marinheiros de Quarto, à Ponte, pois claro! É difícil explicar o que fazemos, porque é um misto de ciência e arte, mas o que fizemos foi sempre com o máximo empenho, tentando estar sempre “dois passos à frente”… prezando o lema “talant de bien faire”!


No dia 27 a música vai fazer-se ouvir, e nós preparados como sempre seremos aqueles que a faremos soar, e no final ouvir-se-à um “Até sempre VASCO DA GAMA!”


1 comentário:

  1. Miranda (maninha),espero que o resto da viagem corra pelo melhor... parabens pela prestação de todos...

    ResponderEliminar