A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

05ABR11: "Train as we fight"

Ao passar pelo corredor, de repente um elemento da guarnição vislumbra fumo...
Num ápice, pega no primeiro extintor que encontra à mão, enverga o "anti-flash" (equipamento de protecção individual) e entra pelo compartimento gritando "FOGO!FOGO!FOGO!"

Iniciamos assim mais um exercicio de incêndio. O alarme ecoa pelo navio, assim como o local, classe de incêndio e outros avisos que ajudam as primeiras acções a serem ainda mais efectivas.

Rapidamente é activado um destacamento, uma espécie de posto de controlo avançado que assegura a organização por funções e efectua o relato para o centro nevrálgico, o Machinery control Room (MCR).




No MCR são tomadas as decisões relativas a acções, emprego de meios extintores, estanqueidade, entre outras que ajudam a Brigada de Incendios na sua tarefa árdua e rápida.



Aqui o depressa e bem é vital. Por cada segundo que passa, mais as chamas alastram. O incêndio pode passar a incontrolável e perdermos um compartimento.


Neste exercicio especifico, o incendio foi na oficina de mecânica e foi prontamente extinguido. O fumo e empenho ajudam a melhorar indices de treino e realismo. Aqui, dependemos todos uns dos outros e treinamos como combatemos. Desde as ameaças externas até aos incêndios.

Sem comentários:

Enviar um comentário