A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

14ABR11: Entrega de Comando da Força Naval da União Europeia

Hoje, dia 14 de Abril, numa cerimónia que decorreu no Porto Comercial do Djibouti, o Comodoro Português Alberto Silvestre Correia assumiu o Comando da Força Naval da União Europeia – Operação Atalanta.


Durante a cerimónia, presidida pelo Contra-Almirante Guido Rando – o 2º Comandante da EU NAVFOR - em representação do Comandante Operacional, Major-General Buster Howes, o Comodoro Alberto Correia congratulou o seu antecessor, o Contra-Almirante Juan Rodriguez, da Marinha Espanhola, pelos resultados alcançados durante o seu comando e agradeceu todo o apoio que lhe foi prestado, citando: “As prioridades atribuídas à missão da Força-Tarefa 465 são claras e não haverá alterações significativas no processo de planeamento operacional. As escoltas do World Food Program e da African Union Mission in Somalia continuarão a ser as missões prioritárias”.






Durante os próximos quatro meses, o Comodoro Alberto Correia comandará a Força Multinacional a bordo da Fragata Portuguesa “Vasco da Gama”, comandada pelo Capitão-de-fragata Diogo Arroteia, a qual tem uma guarnição de 190 militares, incluindo um destacamento de helicópteros e uma equipa de fuzileiros de abordagem.
EUNAVFOR Somália - A missão principal da Operação Atalanta é a escolta a navios mercantes que transportam ajuda humanitária da World Food Program (WFP) para o povo da Somália e de apoio logístico à força militar da African Union Mission in Somalia (AMISOM). Como restantes tarefas surgem a protecção a navios mercantes vulneráveis no Golfo de Aden e Oceano Indico, a prevenção e disrupção de pirataria nessa área e, finalmente, a monitorização das actividades piscatórias junto à costa da Somália.






 De seguida largamos do Djibouti, para a nossa primeira tarefa no Golfo de Aden!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário