A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

07ABR11: Um dia na cozinha - Por Grumete João Dias

É aqui que começa o desafio.

É numa missão que tudo o que preparámos, aprendemos treinámos está a ser testado. Como numa árvore, neste navio existem várias ramificações. Todas elas têm neste momento algo em comum – A Operação Atalanta, e a dignificação de Portugal e da Marinha Portuguesa .


A vida no mar, é feita de várias rotinas e estas obrigam a que os horários também sejam distintos dos habituais em Terra, Um dos ramos que mais se destaca a nível de empenho diário, e que está constantemente a ser exposto, é o da alimentação. A nossa cozinha, “veste-se” de novo todos os dias.
Ainda antes da alvorada, marcada para as seis da manhã e com o cheirinho a pão quente no ar, acendem-se as luzes da cozinha. De seguida, o chefe de divisão prepara as panelas de banho-maria, bem como todos os géneros de forma a iniciar a refeição do dia. São estas as principais acções que nos dizem que mais um dia está prestes a começar.

Por detrás destas actividades existe toda uma equipa que se vai levantando sincronizadamente, e que coopera em todas as tarefas, e responsabilidades a que o serviço da alimentação obriga.
Esta equipa é constituida por três chefes de secção que suportam toda esta estrutura de forma a conseguir satisfazer as necessidades da guarnição, neste caso constituida por duzentos e doze elementos.




A estrutura compreende o Chefe de Departamento de Logistica (Capitão-tenente) , o Chefe de Serviço de Abastecimento (Primeiro-tenente) e por último o Primeiro- sargento - Dispenseiro. Na cozinha encontramos um Cabo e um 1º marinheiro dispenseiros, dois Cabos Cozinheiros ,dois Marinheiros Cozinheiros e dois grumetes adjuntos, igualmente dispenseiros, um 1º Marinheiro Padeiro e um adjunto.
No serviço de copa temos oito marinheiros dispenseiros, quatro na câmara de sargentos, e os restantes na câmara de oficiais,e ainda um outro marinheiro, que é responsável pelo serviço de copa do comandante. Finalmente temos um marinheiro dispenseiro que é responsável pelo serviço do refeitório de praças.
Estamos todos determinados e com a consciência de que vamos dar o nosso melhor em missão, elevando ao expoente máximo o nosso ânimo, de forma a fazermos sempre mais e melhor.


Elaborado por :

1º Grumete TFD Cebola

1º Grumete TFP Dias

2º Marinheiro TFD Gomes

1 comentário:

  1. PARABENS a esta equipa, que alimenta o corpo desta familia "Vasco da Gama" com seus mimos e que apazigua a alma da familia que fica, um Bemhaja, por que em corpo são, mente sã.

    ResponderEliminar