A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

16APR11: "One boarding a day, Keeps the pirates away!"

Dia 16 de Abril pelas 06:05, horas de Lisboa, durante a patrulha nos corredores tráfego de navegação internacionais (IRTC) que cruzam o golfo de Aden, a Fragata “Vasco da Gama” efectuou um acção de boarding sem oposição a uma embarcação Iemenita suspeita, aproximadamente a 50 milhas náuticas a Norte da costa da Somália.





Durante a acção de patrulha diária, foi reportado por um navio mercante uma embarcação suspeita na área. O helicóptero da Fragata “Vasco da Gama” aproximou-se da embarcação suspeita a navegar junto aos corredores de tráfego, com rumos e material considerado suspeitos, nomeadamente elevadas quantidades de barris de combustível, não respondendo a qualquer tipo de aviso a chamadas efectuadas por VHF.



Foram destacadas as equipas de segurança e abordagem da “Vasco da Gama” para abordar a embarcação, procurar por material utilizado em acções de pirataria e recolher informações sobre actividades suspeitas na área.




Após a verificação que a embarcação não tinha material suspeito no uso de acções de pirataria, a embarcação foi libertada e seguiu rumo a Al Mukalla, no território Iemenita. O Capitão-de-fragata Diogo Arroteia, comandante da Fragata “Vasco da Gama” referiu que “estas acções contribuem para a prevenção e a disrupção de actos de pirataria a navios vulneráveis que transitam na área, umas das principais missões da "Operação Atalanta”.

1 comentário:

  1. "mai nada!"

    (deviam associar ao facebook este V. blog; seria interessante verificar a adesão da "malta").
    E já agora uma Boa Páscoa para todos!

    ResponderEliminar