Dia 16 de Abril pelas 06:05, horas de Lisboa, durante a patrulha nos corredores tráfego de navegação internacionais (IRTC) que cruzam o golfo de Aden, a Fragata “Vasco da Gama” efectuou um acção de boarding sem oposição a uma embarcação Iemenita suspeita, aproximadamente a 50 milhas náuticas a Norte da costa da Somália.
Durante a acção de patrulha diária, foi reportado por um navio mercante uma embarcação suspeita na área. O helicóptero da Fragata “Vasco da Gama” aproximou-se da embarcação suspeita a navegar junto aos corredores de tráfego, com rumos e material considerado suspeitos, nomeadamente elevadas quantidades de barris de combustível, não respondendo a qualquer tipo de aviso a chamadas efectuadas por VHF.
Foram destacadas as equipas de segurança e abordagem da “Vasco da Gama” para abordar a embarcação, procurar por material utilizado em acções de pirataria e recolher informações sobre actividades suspeitas na área.
Após a verificação que a embarcação não tinha material suspeito no uso de acções de pirataria, a embarcação foi libertada e seguiu rumo a Al Mukalla, no território Iemenita. O Capitão-de-fragata Diogo Arroteia, comandante da Fragata “Vasco da Gama” referiu que “estas acções contribuem para a prevenção e a disrupção de actos de pirataria a navios vulneráveis que transitam na área, umas das principais missões da "Operação Atalanta”.
"mai nada!"
ResponderEliminar(deviam associar ao facebook este V. blog; seria interessante verificar a adesão da "malta").
E já agora uma Boa Páscoa para todos!