A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O primeiro dia de operação!


Após uma cerimónia simples mas com muito simbolismo para todos os homens e mulheres que participam nesta operação, os dois navios, a fragata espanhola SPS “CANÁRIAS” e a fragata portuguesa NRP “VASCO DA GAMA” largaram do Porto de Djibouti em direcção ao Golfo de Aden.


No trânsito para as suas áreas de patrulha, os navios tiveram oportunidade de realizar um exercício de defesa aérea com aviões da força aérea francesa. Os caças MIRAGE 2000 efectuaram diversos raids sobre as unidades navais, simulando mísseis e aeronaves portadoras de bombas e rockets. Uma boa oportunidade de treino para todos os meios, de forma a manter os padrões de treino atingidos recentemente, por parte da fragata portuguesa Operational Sea Training, em Inglaterra no início do ano.


O dia não terminou sem que ambos os navios efectuassem uma operação de reabastecimento no mar com um reabastecedor americano. Esta operação, apesar de normal e já realizada por diversas vezes, provoca sempre grande azáfama e entusiasmo por parte da guarnição. Os navios realizaram um “reabastecimento duplo”, isto é, uma operação em que o reabastecedor abastece os dois navios ao mesmo tempo. Neste caso, os navios iniciaram esta acção ainda durante o arco diurno, prolongando-se pelo período da noite.









2 comentários: