A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Primeira paragem: Souda Bay, Creta

A primeira paragem foi em Souda Bay, ilha de Creta.

A ilha de Creta é conhecida pela sua beleza única. São inúmeras as praias de areia, grutas, animais e plantas indígenas, vastas culturas de oliveiras e laranja e a combinação de paisagens selvagens terrestres e marítimas que entusiasmam até os visitantes mais exigentes.


No entanto, a nossa paragem de um dia teve como objectivo primordial o reabastecimento do navio, pelo que serviu primordialmente para conhecer, ou em alguns casos regressar, à cidade mais próxima, Chânia.
O clima ameno do Mediterrâneo e a cordial hospitalidade dos moradores da ilha fez-se sentir e foi fácil vislumbrar elementos da guarnição por toda a parte da cidade, com o ponto de reunião a ser feito na zona ribeirinha da cidade, onde se podem encontrar várias esplanadas e restaurantes.












Retemperadas as forças, e carregadas as baterias, é hora de partir rumo ao Canal do Suez. Dois dias de viagem separam-nos das calmas e cálidas águas do mar Vermelho.
Pela frente temos um intensificar do ritmo de treino, onde se pretende criar os automatismos necessários a uma pronta e eficaz resposta do nosso navio nas missões que se avizinham. 





4 comentários:

  1. Boa missão camaradas e tudo a correr pelo melhor! Forte abraco
    1Sar ETS/MHL Moutinho Passeira

    ResponderEliminar
  2. Desejo a toda a guarnição do NRP Vasco da Gama, uma boa viagem, com muito mar chão e vento de feição!
    Deste velho filho da escola, que com muita saudade recorda tantas navegações feitas na Armada ao serviço da Pátria , por esse mundo fora! Ontem e hoje os Portugueses, demonstram serem bons marinheiros!
    Dêem um grande abraço ao meu neto, marinheiro João Dias, que vai convosco e vos brinda todas as manhãs com alimento fresco! Que esta viagem o ajude a ser um homem com “H” grande, assim como a Armada me ajudou também! Pais, irmãos e restante família, enviam-lhe forte abraço!
    Força a todos nesta Missão e que Deus vos dê bom rumo!
    1º Sargento Radiocom. Amaro Dias “ Braga” (reformado)
    Ps: Espero que se cruzem, com o “rei Neptuno” !!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos Comentários, esperamos contribuir e passar a todos o nosso dia-a-dia, as nossas alegrias e os nossos desafios.

    ResponderEliminar
  4. Foi com extrema emoção que revi as fotos da Vasco da Gama, isto porque, fiz parte da 2ª guarnição e a minha ultima missão foi em 1995, na altura da guerra da Bósnia, onde tambem fomos navio almirante. Após essa missão passei á disponibilidade, com pena, confesso, mas era altura de tomar certas decisões. Tambem fizemos paragem em Souda Bay e valeu a pena, como tambem valeu a pena ter pertencido a este grande Navio que é a Vasco da Gama. Aproveito para vos pedir, se possivel, gostaria de rever a Vasco da Gama, quando estivessem por cá. Desejo um mar chão e com vento de feição. Mar. CM Costa - 441288
    (Luis.manuel.costa@sapo.pt)

    ResponderEliminar