A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

04AGO11: Há mar e mar...

A nossa patrulha no mar Arábico com rumo de regresso ao Corredor Internacional de Transito Recomendado, no Golfo de Aden, foi influenciada pela monção de Sudoeste que se faz sentir com "mar grosso".




Efectivamente, as áreas de patrulha que temos vindo a cobrir, contemplam zonas mais resguardadas da monção, que por inerência das condições meteorológicas apresentam maior possibilidade de actos de pirataria por pequenas embarcações do tipo Skiff.


Habituados a "mar chão" e pequenas aragens, os marinheiros necessitam de algum tempo para reajustar o corpo ao balanço. Os mais experientes umas horas, os menos rodados ou que sofrem mais com o balanço um pouco mais.

No entanto este é uma das grandes variáveis no dia-a-dia do mar, que nos condiciona a vida a bordo, sem nunca conseguirmos ter grande interferência á excepção de quando possível "guinarmos para aquele rumo em que o navio adorna menos..."


As rotinas a bordo continuam iguais, contudo o balanço exige que as regras previamente impostas relativamente a "pear" (ou amarrar) material sejam levadas á risca, sob pena de danos materiais e por vezes pessoais.



Hoje ficam a faltar nove dias para o fim da nossa participação na operação Atalanta, e iniciarmos o regresso a casa. Até já...

3 comentários:

  1. Excelentes fotos .. Nunca tive a oportunidade de apanhar um tempinho com tanto "raio" no mar.. por um lado ainda bem; mar chão e aragens são sempre bem vindos, por outro perde-se a oportunidade de fazer fotos destas.. e ter histórias para contar..
    Grande abraço e um bom regresso a casa.. :)

    ResponderEliminar
  2. JÁ INICIAMOS A CONTAGEM DOS DIAS PARA O REGRESSO ...É COM UMA ENORME ANSIEDADE QUE ESPERAMOS AQUELES QUE MAIS AMAMOS ...BOM REGRESSO... MEL...ESTAMOS AKI !!! BEIJOKA ... MÃE

    ResponderEliminar
  3. "Há mar e mar"..e ainda bem que o provérbio continua com "há ir e voltar"..finalmente o regresso se efectua já na próxima semana..a chegada pode demorar uns dias mas o que interessa é que já estão de regresso..:)todas as famílias estarão ansiosas no cais do alfeite à espera de todos..que façam boa viagem e que cheguem plenos de saúde. Grande bjinho ao meu mano CabAp Pinto..continuação a todos..

    ResponderEliminar