A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

11AGO11: O ultimo dia de Patrulha na operação Atalanta

Hoje concluímos a nossa participação no mar na operação Atalanta! 


Desde 13 de Abril, efectuamos várias tarefas na Área de Operações, desde patrulhas no Corredor Recomendado de Trânsito Internacional e outras áreas designadas, tarefas de vigilância, reconhecimento de ancoradouros e campos piratas e a tarefa principal da operação Atalanta, a Escolta a navios da World Food Program e AMISOM.


O Saldo destes 122 dias de operação é extremamente positivo, e como tal bastante recompensador, pelo esforço, dedicação e profissionalismo que todos os militares da "Vasco da Gama" souberam empreender nas suas tarefas.



Hoje, foi efectuada a cerimónia de imposição da medalha da Operação Atalanta á guarnição, presidida pelo Sr. Comodoro Silvestre Correia. Esta Cerimónia, por ser a navegar tem um especial significado. A medalha representa aquilo que nós, Marinheiros, em qualquer lugar do mundo primamos:
Representar a "Vasco da Gama" a Marinha e Portugal sempre ao mais alto nível.

  












Finda a cerimónia, houve lugar ao ultimo reabastecimento no mar, em companhia do futuro navio-almirante,  a Fragata Alemã "Bayern".








Ambos os navios seguem para o porto do Djbouti para a "passagem de serviço", reuniões sectoriais e para a cerimónia de entrega do Comando da Força Naval da União Europeia , que se realizará no dia 13 de Agosto.








4 comentários:

  1. É com muita alegria, emoção e orgulho que vos desejo uma EXCELENTE viagem de regresso! Aprendi muito sobre a vossa missão, atraves do vosso maravilhoso blog.Todo o vosso desempenho e esforço fez representar a Vasco da Gama, a Marinha e o nosso Pais ao mais alto nível, o que nos trouxe muito orgulho!
    Para o meu filho, o CABO AP RICARDO PINTO, UM GRANE...GRANDE ABRAÇO E UMA EXCELENTE VIAGEM...

    ResponderEliminar
  2. Finalmente o regresso às vossas origens..:) mano la estarei à tua espera..uma boa viagem para todos e especialmente para ti meu querido mano,abraço também do Isaac :D

    ResponderEliminar
  3. COURINHA!!!!DESTACASTE BEM ENTRE OS COLEGAS AHAHAHAH BOA FORMAÇÃO SIM SENHOR BOA SORTE... CRISTINA

    ResponderEliminar
  4. E ESSE REGRESSO QUE NUNCA MAIS CHEGA!!!!! BOM REGRESSO...AS FAMILIAS E AMIGOS ESPERAM-VOS ....

    ResponderEliminar