A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

25AGO11: O Fotógrafo do navio



Por forma a brindar todos os que visitam o blog, lêem os artigos da Revista da Armada e as crónicas do portal dedicado á operação ATALANTA,  existe um elemento de bordo que está encarregue de capturar momentos em fotografias para mais tarde recordarmos.
Apresentamos o rosto por detrás da máquina.
O Sargento Paulo Bolinhas, é o Supervisor de Sinais de bordo e acumula funções como o fotógrafo do navio, tendo alimentado com fotografias o blog quase na totalidade.


P: Sar C Bolinhas, fale um pouco de si e das suas origens.

Sou o 1SAR C Bolinhas, nasci em 1964 sou natural e residente na Vila da Moita, mais conhecida por Moita do Ribatejo. Sou supervisor de sinais da Vasco da Gama e acumulei como parte do staff colateral do CTF 465 as funções de fotografo. Tenho como hobbies a fotografia e o ciclismo, sendo a fotografia uma paixão antiga, aos 3 anos já a minha mãe me batia por ter partido uma maquina fotográfica ‘’kodak’’ que era pertença de meu pai, mal ela sabia que uns anos mais tarde seria uma das minhas paixões.

P: Quantas fotografias tirou durante esta missão?
Pelo numero actual e porque ainda falta algumas horas para que a nossa missão possa terminar, penso que irei chegar às 30.000 fotos.

Claro que muito contribui o chamado efeito da ‘’era digital’’, pois ao não se utilizar o serviço analógico/rolos o carregar no gatilho acaba por ser mais fácil. Em 1995/1996 desempenhei as funções de fotografo do Comstanavforlant e na altura não tirei tantas fotografias, até porque eram na época todas reveladas a bordo e pelo sistema preto e branco.



P: A missão correspondeu ás suas expectativas?Qual o balanço que faz?
A missão não sendo totalmente desconhecida no seu objectivo final, criou algumas expectativas em virtude de ser num teatro de operações que a Marinha por norma não actua,  pelas condições climatéricas que iríamos encontrar durante estes meses tórridos de verão e pelos países que nos iriam receber. 
Passados estes 5 meses de missão e porque a principal missão do NRP VASCO DA GAMA era a escolta nos navios da AMISON e WFP, penso que o balanço é muito positivo. 
Cumprimos o objectivo principal da missão, dignificamos a Marinha e Portugal por onde passamos.
Um apontamento que levo na minha memória é que nem tudo em Portugal é assim tão mau e nem tudo em Portugal é melhor do que o que visitámos. 

No Quénia, mesmo o mais analfabeto soube-me explicar quem era e quem foi o navegador Português Vasco da Gama. 
Outra imagem que levo é de milhares de pessoas em Dar er Sallam – Tanzania quando o navio passava junto ao ‘’mercado da ribeira do peixe’’ deixou marcas, mas o que mais me marcou foi quando os nossos filhos pedem calças "de marca"….. e ténis "de marca" enquanto no Djibuti via-se frequentemente crianças a vaguear pela rua completamente nus. 
Deixa o mais insensível sensível….


P: Deseja deixar alguma mensagem aos nossos seguidores?
Esta mensagem será pessoal para quem durante estes meses viu as minhas fotos no blog da Vasco da Gama.
Um rosto a preto e branco, quando o vemos fotograficamente, olhamos para as expressões desse rosto e não as cores das roupas, o sol quando é fotografado, e pode ser de diversos ângulos, para o simples observador quer dizer mais que uma simples foto, faz-nos pensar em tudo o que nos rodeia….. 
Cada foto tirada representa um momento e tem o seu significado, não há uma segunda oportunidade para tirar a mesma fotografia....e espero um dia fotografar o pensamento da alma de uma mulher! bem hajam a todos….

1 comentário:

  1. Parabéns Sarg. Bolinhas. Eu também servi na Marinha, S.M.O. e tenho como hobby a fotografia. Para completar a descrição seria interessante saber o material que usa. Um abraço. Álvaro Galante.

    ResponderEliminar