A minha foto
A Participação da Fragata "Vasco da Gama", como navio-almirante da operação "Atalanta", representa o contributo de Portugal, no âmbito da União Europeia, para garantir o apoio humanitário ao povo da Somália, tal como combater as acções de pirataria no oceano Indico.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

06ABR: A Passagem pelo Canal do Suez


São perto das 3 da manhã do dia 6 de Abril e encontramo-nos a suspender, juntamente com mais 8 navios, que formam um dos inumeros comboios que dia após dia o passam o canal do Suez.





O Canal do Suez situa-se entre o Mar Mediterrâneo (Port Said) e o Mar Vermelho, dividindo o Egipto africano e a Península do Sinai (Egipto).  O canal poupa à navegação entre o Índico e o Atlântico cerca de 9000 km para travessia do cabo da Boa Esperança, na África do Sul, rota que, no entanto, é ainda preferida pelos petroleiros oriundos do Golfo que, por uma questão de segurança, a preferem ao Suez.





O canal tem cerca de 195 km de extensão (contando com todas as radas), a largura média do canal é de 365 metros, com cerca de 22 metros de profundidade. Aproximadamente 15 000 navios por ano atravessam o canal, representando 14% do transporte mundial de mercadorias. Uma travessia demora de 11 a 16 horas. A nossa demorou 13 horas.







Tivemos oportunidade ainda de comprar alguns souvenirs através de alguns vendedores ambulantes. Estes vendedores são levados a bordo pelas empresas de pilotagem por forma a fomentar o comércio local, carecendo sempre de autorização dos navios.




Segue-se a passagem pelo Mar Vermelho. Mil milhas separam-nos do Djibuti.

6 comentários:

  1. Um abraço a todos, em especial ao Com. Arroteia, com votos de uma boa missão
    Nelson Santos (Doc)

    ResponderEliminar
  2. Os Sargentos que prestaram serviço entre 1994-95 a bordo desse grande navio, ontem almoçaram juntos e com os seus Comandante e Imediato, na altura, ALM Vargas de Matos e VALM Mina Henriques, é boa altura para desejar a todos uma boa missão, e um óptimo regresso. Vocês são o nosso Orgulho e estou certo que nos farão sentir ainda mais Orgulhosos.
    Sousa Leitão
    SCH R _ COMAR

    ResponderEliminar
  3. eu gostei muito dessas fotos só nao gostei mais por que nao tem a foto do meu amor o cabo A pinto .ficaria muito feliz se na proxima visita tiver uma foto dele bjks e boa viagem

    ResponderEliminar
  4. BONS VENTOS VOS LEVARAM,MELHORES ÁGUAS VOS TRAGAM DEUS ACOMPANHE ESTA MISSÃO A TODA A TRIPULAÇÃO.FORÇA...CORAGEM...HONRA...

    ResponderEliminar
  5. BONS VENTOS VOS LEVARAM BOAS ÁGUAS VOS TRAGAM DEUS ACOMPANHE ESTA MISSÃO A TODA A TRIPULAÇÃO:FORÇA...CORAGEM...HONRA...

    ResponderEliminar
  6. Passagem do Suez, sinal que Missão prestes a iniciar-se!
    Boa Missão, e abraços a todos os camaradas com quem tive o prazer de trabalhar e conviver durante o OST!
    S/R Beato

    ResponderEliminar